minervapop

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

JOAN JETT - Lollapalooza 2012


Nos anos 80 , mais precisamente em 1984, comprei o LP “I Love Rock´n´Roll” da cantora Joan Jett em uma loja no centro da cidade de São Bernardo do Campo, município da grande São Paulo.
Com certeza, os mais jovens devem estar se perguntando: “e daí?” Claro que hoje isso não tem nada de mais, basta um click na internet e voce baixa uma discografia completa. Mas não naquela época.
Para os “Rockers Tupiniquins” dos anos 80, conseguir acesso ao LP de uma banda de Rock era preciso duas coisas: dinheiro (pois os discos custavam caro)  e amigos (pra poder dividir os álbuns).
I Love Rock 'n Roll  é o segundo disco da Joan Jett e o primeiro com a banda The Blackhearts, é o álbum mais bem sucedido da banda com cerca de 10 milhões de cópias vendidas.
Mas não é uma canção original da Joan Jett, como pensam a maioria dos brasileiros, no entanto é a versão mais conhecida da canção.
História: Em 1976 enquanto estava em turnê pela Inglaterra com as The Runaways, Joan Jett viu os The Arrows cantando "I Love Rock 'n Roll" em um programa de televisão semanal. Inicialmente ela gravou a música no ano de 1979 com os Sex Pistols Steve Jones e Paul Cook. Essa primeira versão não antigiu o sucesso, sendo que em 1982, Joan Jett regravou a música, dessa vez com a sua banda, The Blackhearts, e foi essa gravação que se tornou um single em segundo lugar nos Estados Unidos.
Também tem outros “covers” no disco como "Nag" (The Halos), "Crimson And Clover" (Tommy James), "Bits And Pieces" (The Dave Five Clark) "You're Too Possessive" (The Runaways). Esses pelo menos estavam no LP que comprei em 1984, nas versões mais recentes tem até mais versões.
Joan Jett, ou Joan Marie Larkin, nascida em 1958, tem outros trabalhos que merecem destaque, desde o iníco com as Runaways. Os discos “Bad Reputation”(1981) e Sinner (2006) são mandatórios.
Depois de tanto tempo desde que comprei o disco, Joan Jett vem ao Brasil em 2012 no festival Lollapalooza, e de quebra pode rolar uma “Jam” com o Foo Fighters. Tá certo que com mais de 20 anos de atraso, pelo menos pra mim.
Abaixo deixo algumas curiosidades.

Anselmo

2 comentários:

  1. Nos anos oitenta a compra de um disco era um acontecimento. Quem gostava de música aproveitava para ouvir o disco de ponta a ponta e ainda curtia os encartes.

    Hoje a facilidade de se conseguir qualquer coisa, acabou com este encanto.

    Joan Jett é uma poucas que se destacaram na época em rock era música para homem apenas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Como eu te disse, essa dos Arrows é novidade para mim. Vivendo e aprendendo...


    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...