minervapop

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

LONDON CALLING - 30 anos do melhor álbum do Clash

Desde quando foi inventado em 1979 e comercializado a partir de 1982, o Compact Disc, ou simplesmente o CD, oferece maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, do que o Disco de Vinil, fazendo com que esse ficasse ultrapassado (apesar de que tem muita gente que ainda prefere e gosta do vinil).

Junto com essa nova mídia vieram as versões em CD de álbuns lançados originalmente em vinil, permitindo que nós aqui no Brasil tivessemos acesso a trabalhos mais difíceis de serem encontrados, que só eram disponíveis em lojas de importados.

Mas com o passar dos anos, não sei se por pura incompetencia das novas gerações ou por falta de talentos mesmo, esses relançamentos se tornaram exagerados, repetitivos.

Tem álbuns que foram relançados com capas de cores diferentes, musicas bônus, videos bônus, remasterizado em comemoração aos 10, 20, 30, 40 anos do lançamento. Caixas especiais, embalagens especiais, com camiseta, etc.

Eu acho legal. Mas será que acabaram as novidades? Não temos que ter um limite disso? Será que as novas tecnologias podem fazer realmente diferença no que está registrado? Uma remasterização é tão contundente? Ou tudo não passa de “ação caça-níquel”?

Bom, isto posto, gostaria de comentar que vem aí a edição comemorativa dos 30 anos do álbum “London Calling” do The Clash.

"London Calling” foi o terceiro álbum do Clash, onde a banda se utilizou de outros ritmos para as canções punk, como o Ska, Reagge, Rockabilly,R&B, até o Pop. Produzido por Guy Stevens, foi lançado em 14 de dezembro de 1979, sendo considerado até hoje um dos melhores discos de Rock de todos os tempos.

A nova versão terá o documentário em DVD “The Last Testament: The Making of London Calling”, filme de Don Letts que contém registro de estúdio durante a gravação.

Curiosidade: a capa do disco com a foto de Paul Simonon prestes a destruir seu baixo elétrico, faz referência ao primeiro álbum de Elvis Presley.

Do “London Calling” tenho o Vinil, o CD, e com certeza vou comprar essa edição comemorativa. E caso lançarem uma versão do disco com capa amarela e bolinhas azuis... Acho que vou comprar também.

Anselmo








4 comentários:

  1. Fala, Brother! Grande lembrança! Até que enfim, um de nós enfiou um post tendo esta magnífica banda como assunto.
    Melhor disco do Clash?
    Dependendo do dia e da hora (certas coisas nunca são absolutas), periga eu dizer que é o melhor disco de rock já feito.
    Maravilhoso! Perfeito!
    Independente do dia e da hora, entra na minha lista dos dez preferidos....

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Valeu Brow...sabia que voce iria gostar!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês. Todo mundo devia ter em casa.
    Eriko

    ResponderExcluir
  4. Meus caros este London Calling junto com o Sandinista são essenciais.Discaço.
    Parabéns pela postagem.
    []ão.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...