minervapop

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

AVATAR - VALE A PENA?

Seja lá de que parte do mundo você esteja lendo este post, certamente já ouviu falar do último filme de James Cameron chamado "Avatar".

Afinal, o filme tornou-se o maior sucesso comercial da história do cinema e vem sendo muito comentado desde sua estréia mundial em 18 de dezembro de 2009. Na semana passada ganhou o prêmio de melhor filme do ano no Globo de Ouro e é quase uma barbada para faturar o Oscar também.

Não sei se já deu para perceber, mas não sou muito chegado em filmes estilo "arrasa-quarteirão", estas mega produções de milhões e milhões de dólares calcadas em brilhantes efeitos especiais. Prefiro filmes mais simples, cuja história seja interessante e cuja filmagem torne-a ainda melhor. Enfim, muito não sou fã de caras como James Cameron.

Por isso mesmo, minha expectativa com relação a "Avatar" era praticamente zero. Imaginava assistir a um filme que me prenderia a atenção nas suas quase 3 horas de duração e só isso. Sem marcar, passando batido.

Me enganei completamente. "Avatar" é sim, o estilo "cinemão", mas é ótimo. Não dá para sentir o tempo passar, o que é bastante no caso de um filme longo e a sensação de prazer em ter assistido a uma grande obra é sentida assim que aparecem os créditos finais. Você sai do cinema pensando no que acabou de assistir.

Acho que não vale nem a pena ficar falando sobre a história aqui, pois este tema foi abordado em demasia por outros veículos de comunicação e acredito que todo mundo já saiba sobre o que trata o filme. Minha intenção com o post é apenas recomendá-lo. Meio tardiamente eu sei, mas como ainda está em cartaz (e continua arrecadando horrores) em todo lugar, acho que a dica é válida.

Fiquei realmente impressionado e insisto, quem não assistiu por alguma espécie de preconceito, corra para não perder uma grande obra cinematográfica. Coisa de primeira mesmo.

Sandro

7 comentários:

  1. Eu até estranhei não teres comentado nada sobre Avatar, mas fiquei na minha... Eu, ao contrário de você, esperei ansiosa pelo filme, havia lido sobre o desenvolvimento, toda a produção e todo o tempo que levou pra se chegar ao produto final... Fiquei impressionada que James Cameron escreveu a história, além de produzir tudo, na época (1996 ou 98, esqueci) não havia tecnologiao suficiente para chegar ao efeito que ele queria... pacientemente esperou, o filme passou 5 anos só sendo produzido... é uma coisa de louco. O marido estava muito mais ansioso que eu... não via a hora de desvendar os mistérios dos homenzinhos azuis, estávamos lá logo na estréia!

    Sem dúvida mereceu todo o babafá em torno, e sem dúvida é um filme incrível, sem dúvida não poderias deixar de recomendá-lo!

    ResponderExcluir
  2. De acordo, o filme é muito bonito, com um argumento que é para ser refletido.
    Bjs
    Danny

    ResponderExcluir
  3. O barato é ver um filme americano onde os soldados deles perdem e são os vilões da história, com diretito a fila indiana e tudo.
    Com certeza, vale conferir.
    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Boa sacada desse filme....vale conferir....mas ainda não tenho uma opinião.

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Danny, talvez a história nem seja tão original, mas realmente podemos analisá-la por vários aspectos, relacionando com o que vemos acontecer pelo mundo e pelo que veremos no futuro...

    Gustavo, também achei muito bacana o James Cameron não aliviar para o exército dos EUA, querendo mostrar algum tipo de justificativa digna para os ataques.

    Ju, confesso que demorei para escrever minha impressão por aqui, mas como eu disse ainda dá tempo, pois existe a expectativa de que mais recordes sejam quebrados nas próximas duas semanas. Isso ocorreu porque eu demorei para ir assistir e só o fiz agora em 2010. Eu já tinha lido sua recomendação lá no shipmadeofbooks, na época da estréia.

    Anselmo, se não temn opinião e porque não assistiu. Recomendo que o faça. É o tipo de trabalho que não passa batido. Sem preconceitos com Hollywood...

    Abraços a todos,

    Sandro

    ResponderExcluir
  6. Eu fui vê-lo com muita expectativa. Não saí tocada. A tecnologia é incrível, as cores azuis me agradam profundament. Sou uma criatura de céus azuis, mas o filme é superficial, estereotipado, com personagens lineares demais. Vale como entretenimento, porque estranheza e complexidade psicológica e intelectual não tem.

    ResponderExcluir
  7. Querida Bípede, obrigado pela visita!
    Acho que a diferença entre nossas impressões sobre o filme pode ser explicada muiti pela expectativa. Eu não tinha nenhuma, talvez por isso gostei demais. Concordo que não há uma complexidade intelectual na obra e acho que num negócio deste tamanho nem dava para ter, mas na minha opinião o resultado é mais do que um simples entretenimento...Enfim são opiniões divergentes, mas válidas!
    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...