minervapop

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NÃO DEVEMOS NADA A VOCE - Punk Planet de Daniel Sinker

Punk Planet foi um fanzine punk criado em Illinois (Chicago) que tinha como principal objetivo a divulgação da subcultura punk como um todo, e não somente focar no tipo de música que a maioria dos roqueiros adoram. O principal mentor e criador foi Daniel Sinker aos 19 anos , enquanto estudava na Escola do Instituto de Artes de Chicago e trabalhava como manobrista. Ao completar 32 anos, recebeu uma bolsa da fundação Knight na Universidade de Stanford, no mesmo ano que a Revista chegou ao fim.
O “carro chefe” da Punk Planet eram as críticas de álbuns e as entrevistas, sendo que essas serviram de matéria-prima para que Daniel Sinker lançasse em 2001, pela Akashic Books, o livro intitulado “We owe you nothing”, recentemente disponível também no Brasil graças a Edições IDEAL, com o nome de “Não Devemos Nada A Você”.
O livro reúne 34 entrevistas publicadas na revista Punk Planet entre 1997 e 2007, com nomes lendários que ajudaram a escrever a história da música independente mundial. Temos, Ian Mackaye (Fugazi), Jello Biafra (Dead Kennedys), Thurston Moore (Sonic Youth), Bob Mould (Husker Dü), bandas como Blag Flag (entrevista sensacional), The Gossip, etc.
Além dos músicos, tem entrevistas com o pessoal responsável pela "Arte & Design" do estilo Punk Rock Americano, como Winston Smith que inventou o logo do Dead Kennedys, Jem Cohen, o grande Art Chantry, creditado pela criação da linguagem gráfica da cena "Grunge" de Seattle. Os políticos, como Noam Chomsky, a Punkvoter, Vozes no Deserto, mas estes últimos mais ligados ao momento político dos Estados Unidos
O ponto forte dos textos está visivelmente na criatividade das perguntas e a forma hábil de como são colocadas aos entrevistados. Não fica limitado somente naqueles "cliches" tipo: “qual sua principal influênica?”, “Voce considera esse seu melhor trabalho?”, “Tem alguma mensagem para os fãs?” Nada disso. O “buraco é muito mais embaixo”, com temas viscerais, que escancaram o ámago da coisa. As pessoas falam de família, refletem sobre o fracasso e o sucesso, de arrependimento, questões socias. Seguem alguns trechos que achei interessantes:
“Quando estava no Brasil, me disseram que o rock e o punk eram desdenhados pelas pessoas da periferia. Eram gêneros que não falavam a língua deles, vistos por eles como uma forma de arte burguesa com a qual eles não queriam ter relação nenhuma. Eles preferem ouvir death metal.” (Jello Biafra)

“Há uns 8 anos, tive um momento de pânico porque eu nunca fiz uma faculdade. Liguei para o meu pai e disse: “Nunca fui à faculdade, acho que cometi um erro”. Ele disse: “Você está louco? Olha o que você fez!” (Ian MacKaye)

"Pra mim, música é uma abstração orgânica com a qual você trabalha. Não importa tentar fazer algo que é diferente ou novo. O que importa é fazer algo somente que seja honesto e pessoal” (Thurston Moore)
“Na quarta ou quinta série todas as crianças chegaram falando que os Beatles estavam no Ed Sullivan Show. Eu disse: “E daí? É só um programa estúpido”. Na semana seguinte todos vieram usando perucas dos Beatles. Eu simplesmente via aquela coisa toda com uma trilha sonora qua acompanhava um conjunto de roupas” (Greg Ginn)

“Quando alguém diz que quer manter sua integridade, é como dizer qua alguém pode se meter com a máfia sem se meter com a máfia. Sua integridade é baseada, em parte, em com quem você escolhe de associar. Se você se deitar em um chiqueiro....você vai ficar coberto de merda” (Steve Albini – falando sobre a relação dos artistas com as gravadoras).

Com tradução primorosa de Marina Melchers, esse é um livro que não pode faltar na biblioteca de todos que apreciam uma ótima leitura, independente do gosto musical.
Curiosidade: em sua última edição de número 80, em julho/agosto de 2007, a capa da Punk Planet trazia o seguinte texto: “Este é o final da Punk Planet, depois disso a luta é sua”.


Anselmo










4 comentários:

  1. Nossa gostei muito do seu blog...esse post e o outro sobre o disco do velvet underground...muito bom...fera mesmo...vou ver os outros post tb...Parabens mesmo...

    ah e vlw pela visita no meu blog tb...agradeço e muito...!

    ResponderExcluir
  2. Fala Anselmo!
    Ainda não peguei o livro, mas para o meu gosto é leitura obrigatória. Videos de primaira também. Em breve foi soltar um post sobre o grande Fugazi.

    Sandro

    ResponderExcluir
  3. Aeh Sandro....sabia que iria gostar!!!!

    Manda o Fugazi, que eu estou curioso!!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Sandro adorei o Blog...muito diversificado e muitas curiosidades. Vou analisar cada informação com calma.
    Parabéns à vcs!!!
    Andrea Abreu

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...