minervapop

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

NICKE ROYALE & ROBERT DAHLQVIST - Após o Hellacopters

Pra quem acompanha nosso Blog, nem preciso falar o quanto somos admiradores das bandas suecas. Particularmente eu gosto demais de uma que se chama Hellacopters, liderada pelo ex-baterista do Entombed, Nicke Andersson (também conhecido como Nicke Royale).
Os Hellacopters chamaram a atenção da mídia roqueira mundial após a entrada do guitarrista solo Robert Dahlqvist em 1999, e consecutivamente o lançamento do álbum “High Visibility” de 2000. A banda encerrou as atividades em 2007 após o lançamento do álbum de “covers” “Head Off” de 2008.

Com certeza teremos um “post” específico para essa grande banda, mas o intuíto hoje é comentar os trabalhos solos peculiares e variados de seus mais ilustres ex-integrantes, Robert Dahlqvist e Nicke Andersson.

Nicke Andersson, por exemplo, juntou-se ao “The Hydromatics” (banda de Scott Morgan do Sonic´s Rendezvous Band – SRB foi a lendária banda formada por Fred "Sonic" Smith e Scott Asheton), criou o “The Point”, o “Cold Ethyl”, detonou com a “Nicke Royale Gang”, e surpreendeu com o projeto de Soul Music “The Solution” (também com Scott Morgan). Sem falar da banda de Death Metal “Death Breath”, a qual é baterista.

Robert “Strings” Dahlqvist, também tem seu projeto “paralelo”, desde a época dos Hellacopters, chamado “Thunder Express” (nome tirado de uma música do MC5). Essa banda soa como se o Ace Frehley do Kiss tivesse gravado um disco com os Rolling Stones, mas sem o Mick Jagger, somente com o Keith Richards e Frehley alternando os vocais. Robert Pehrsson, guitarrista e vocalista do Death Breath (aquela banda de Death Metal citada anteriromente) é o parceiro de Robert “Strings” nesse projeto. No ano de 2009, as canções do Thunder Express foram gravadas em sueco pelo cantor e compositor Stefan Sundström, e lançados em um álbum chamado “Dundertåget” (Thunder Express em sueco).

O mais legal desses “suecos malucos” é que eles mostram que não existem barreiras para a música. Você pode ter projetos pra tocar Rock, Metal, Jazz, Soul, sem nenhum problema. E até quando são “encerradas” as atividades de uma banda, como é o caso do Hellacopters por exemplo, não quer dizer que os músicos não podem continuar amigos, mesmo seguindo por caminhos diferentes, pois podem perfeitamente se cruzar no futuro.

Seguem abaixo os vídeos dos projetos que mais gostei ( O Death Breath eu coloquei de "sarro", o vídeo é legal!).

Anselmo






3 comentários:

  1. Aeee, Anselmo. O rei do underground! Hehehe!

    Não conhecia nada daí. Belas sugestões. Este Solutioon é muito foda. Achei demais!

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Realmente tem muita coisa boa no frio nórdico da Suécia, além de ser ainda um mercado muito fechado tivemos o primeiro "Invasão sueca 2006" das bandas; Hell On Wheels, Jens Lekman e El Perro Del Mar (Sarah Assbring) aqui no Brasil. porém não curto muito o estilo (Indie Rock Sueco) destas bandas, prefiro o thrash do "Meshuggah" e claro o citado Entombed, o qual tenho 3 LPs (vinil), gostei da matéria! Nick Royalle = criador do “death & roll”!!

    Marquito

    ResponderExcluir
  3. É isso aeh marquito....Death & Roll...Wolverine Blues!!!!

    Vou correr atrás dessas outras dicas que vc mandou...valeu!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...