minervapop

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

QUAL É O FUTURO DO ROCK BRASILEIRO?


Antes de mais nada quero salientar que é política do blog não gerar postagens com críticas negativas. Preferimos escrever sobre o que gostamos, compartilhando dicas e paixões por artistas, discos, filmes, livros, etc. Uma exceção talvez seja o post do Anselmo intitulado "Brasileiro é papagaio de americano!" (leia aqui), onde ele comenta o documentário sobre o Waldick Soriano. Vale a pena ler.

Só que hoje eu quero ser um pouco ranzinza e expressar minha preocupação com o rock brasileiro atual. Não falo sobre as boas bandas independentes (novas ou velhas) ou sobre as bandas outrora pertencentes ao mainstrem brasileiro, hoje decadentes. Quero escrever sobre o rock mais acessível a grande massa, aquele que chega facilmente aos ouvidos da garotada. Aquilo que a maioria ouve.

Amante de rock como sou, acho o tipo de som certo para a juventude. O mais apropriado para servir de trilha sonora na importante fase de formação que é a adolescência. E por conta disso, sempre achei válido a entrada neste estilo musical, independente da forma. Seja através de influências de amigos, indicações de parentes, internet, MTV, rádio, etc.

Também não me importava muito com a qualidade. Minha opinião era de que com o tempo, a pessoa ia direcionando seu gosto e aprendendo a separar o joio do trigo, virando fã de alguma banda porque realmente gosta do som e não porque é moda.

Nesta linha de raciocínio, sempre repeti: "Melhor a garotada começar ouvindo Charlie Brown Jr., Pitty, Fresno e outras, do que partir para a axé music, pagode, sertanejo."

Porém, de uns tempos para cá comecei a repensar. Muita coisa ruim surgindo e tal, até que um dia, zapeando de canais e passando pelo Multishow, eu me deparei com um clipe que me chamou a atenção. Fiquei impressionado como aquela música era ruim. Para piorar, o vídeo parecia os Menudos (alguém lembra?) tentando cantar rock. Clichê do clichê. Assisti até o final para ver do que se tratava e aparece lá: Banda Cine. Nunca tinha ouvido falar e pensei que fosse uma banda iniciante sem importância alguma. Esqueci.

O que aconteceu nos meses seguintes, foi que mais e mais vezes, eu topei com aquele vídeo. Intrigado, fui pesquisar sobre os caras. Para minha surpresa vi que a banda era cultuada por uma grande parcela de adolescentes, bombada na internet, ganharam um prêmio de revelação e tudo. Ou seja, aquele arremedo de banda de rock era uma realidade. Dizem que era uma banda independente que foi contratada pela Universal. Eles eram assim antes? Não sei dizer.

Foi aí que eu revisei meu conceito. Este tipo de som pode ser realmente uma porta de entrada para o rock? Para a maioria das pessoas, será este o rock brasileiro em 2010? Se for, socorro!
É preocupante.

Abaixo coloquei o tal vídeo, que será disponibilizado aqui no blog somente por alguns dias, pois não quero (sei que o Anselmo também não pemitiria) manchar o rico arquivo disponível no Minerva Pop até o momento. Pirem no visual "maneiro" dos garotos, na poesia da letra e nas interpretações ao estilo Malhação.

Para fechar, quero frisar que este tipo de ruindade não é privilégio de uma única banda. Sei que há outros representantes deste "novo" rock nacional que estão num nível parecido. E antes que algum fã (?) da banda Cine se revolte, ressalto que esta é apenas uma opinião pessoal (aliás do que é feito um blog?) e que a existência do Cine não trará consequências para a minha vida. Posso conviver com este rock brasileiro, simplesmente o ignorando...


Sandro




"VÍDEO RETIRADO EM RESPEITO AO BOM GOSTO DOS FREQUENTADORES DESTE BLOG"

"SE VOCÊ AINDA NÃO VIU E QUER TIRAR A PROVA DE QUANTO O NEGÓCIO É RUIM, VÁ ATÉ O YOU TUBE E PROCURE POR banda cine garota radical"

9 comentários:

  1. Pode chamar isso de banda? É a cara da brincadeira que o vocalista no clipe faz com uma garota apontando o dedo para abaixo do queixo e quando a garota inclina a cabeça para olhar ele sobe o indicador e debocha...(Ihh, te peguei...), chega a ser hilário! Mas isso fará, infelizmente, a cabeça de muitos "emos"...

    Marco

    ResponderExcluir
  2. Quando era "criança"...um monte de IDIOTA dizia que Rock era coisa do Demo...de vagabundo.....aí veio essa coisa de rock brazuca....Rock em portugues é igual Samba em Ingles..não dá!!! Pode até ter alguem que faça algo parecido....mas é copia Who=Ira!, Titãs = Talking Heads, Barão = Stones / AC/DC, Camisa=Tudo ....Aí vem essas pragas de sertanejo....a sua prole...e uma MTV que mistura tudo e saí isso aí....é F...!

    ResponderExcluir
  3. Muito zuado, sem conentários...

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que são os "Teletubbies" disfarçado...Eles estão fazendo sua parte, mais idiotas é o público disso aí! My God...
    Peguei na 'Desciclopédia';
    "Uma das primeiras poluições sonoras músicas que fizeram sucesso foi transe 'dance e não se canse', cujo caracteriza-se por ter uma letra sem sentido que acrescenta muito culturalmente, assim como NxEmo e Fresco, 1000000000 vezes pioradas." Mais; "O líder, vocalista, cabeleireiro viado e maquiador da banda, Juca Purpurina DH, é conhecido por ter seu maxilar semelhante ao de um equino, detalhadamente, de um jumento. Dizem as más línguas que o vocalista utiliza a boca para satisfazer seus parceiros de banda, já que é a única maneira plausível de usá-la, sabendo que o que sai dela não presta."

    É melhor "meter" uma borracha nisso...e deletar da memória! Será mais um Felipe Dylon...(demora, mais passa!)

    O semanário inglês New Musical Express (NME) - http://www.nme.com/home elaborou uma lista com algumas possíveis piores bandas da história e submeteu à votação dos leitores. Abaixo, a classificação dos grupos na lista do terror, porém eles não conheciam essa porcaria ainda…Banda Cine;

    1) Nickelback - 19.8%
    2) Lighthouse Family - 14.3%
    3) Toploader - 11.8%
    4) Razorlight - 9.8%
    5) Savage Garden - 8.4%
    6) M People - 7.5%
    7) Maroon 5 - 6.6%
    8) 4 Non Blondes - 5.5%
    9) Snow Patrol - 5.2%
    10) Spin Doctors - 3.6%
    11) Beautiful South - 2.0%
    12) Sleeper - 2.0%
    13) New Radicals - 1.1%
    14) Lighting Seeds - 0.9%
    15) The Troggs - 0.9%
    16)Crowded House - 0.5%"

    ResponderExcluir
  5. Final de semana fora do ar, mas estou de volta...

    Fala Marco, obrigado pela visita!Você pegou o ponto.

    Já o Anselmo,acho que exagerou um pouco. Claro, cada um tem sua opinião. Eu particularmente gosto de um monte de banda que canta em português e na verdade, questiono mais as bandas brasileiras que cantam em inglês. Vou até escrever sobre algumas em breve.

    Agora, aqui nos comentários eu vou dar o veredito que eu não escrevi no post: Esta banda Cine é um lixo e se o rock brasileiro depender deste tipo de som, estamos fudidos...

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir
  6. Sandrão, se vc quiser já pode tirar o video dessa porcaria de banda (se
    é que isso pode se chamar de banda)!!!

    E não vamos mais perder tempo com esse assunto....

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Fala Ivan, meu camarada!

    Vou deixar só mais uns 2 dias..... É que neste caso, só vendo pra acreditar que é tão ruim...

    Abraços!

    Sandro

    ResponderExcluir
  8. o rock brasileiro começou a sair dos trilhos nos anos 80, com aquela enxurrada de bandinhas pops que, por absoluta falta de talento e informação, quebraram qualquer vínculo com o rock dos 60/70. ~
    ~

    daí para frente foi só terror : punk rock, as diferentes (con)fusões, até chegar na pior banda brasileira de todos os tempos que é o los hermanos. estes caras, que deveriam estar na universidade, estão atrás de bandas lamentáveis como pullovers, móveis coloniais de acaju, cidadão instigado, dentre outras. praticam a pior (con)fusão de todas : rock com mpb.

    como disse um amigo meu, rock agente mistura com rock. fica sempre bom.

    ResponderExcluir
  9. PÔ! Se voces ficam cheio de dedos para descer o pau no que é ruim, quem vai faze-lo??????

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...