minervapop

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

THE VELVET UNDERGROUND AND NICO - NÃO EXISTE DISCO MELHOR


Gosto tanto de música e desenvolvi um ecletismo musical próprio (post sobre isso aqui) que fica impossível cravar um disco como sendo meu preferido. Tenho muitos favoritos que de uma forma ou outra marcaram minha vida e me acompanham em regulares audições até hoje.

Porém como afirmo no título deste post, para mim não existe um disco que seja melhor que o célebre "The Velvet Undeground and Nico", da banda norte-americana The Veltet Underground.

Lançado em 1967, o disco traz na capa um trabalho de Andy Warhol (símbolo da pop art) que ficou muito mais conhecido do que as músicas. A banana pronta para ser descascada ficou famosa assim como seu criador, que apesar de não ser músico, era uma espécie de mentor da banda na época, além de patrocinar a empreitada.

Aliás, deve-se a esta influência de Warhol sobre a banda, a participação da modelo e cantora alemã Nico. Presença que nunca foi tolerada de fato pelo resto da banda, principalmente Lou Reed, que nunca a viram como um membro do grupo (vide o nome do disco).

Mas o fato é que o disco foi um tremendo fracasso, sendo praticamente ignorado pela crítica da época e boicotado nas rádios. Em parte a estranha sonoridade atrapalhou um pouco, mas o determinante para o trabalho passar batido foi o fato das letras serem consideradas pesadas demais. Tiveram ainda um problema com uma foto da contra-capa que originou uma ameaça de processo e fez com que a gravadora chegasse a recolher o disco das lojas.

Com o passar do tempo, o album foi se tornando uma referênca e uma série de bandas que eram formadas durante os anos 70 citavam o Velvet como inspiração. Esta influência virou a década e entrou nos anos 80 e 90. Joy Division, Duran Duran, Depeche Mode, REM, U2, Talking Heads, Pixies, Nirvana e uma séries de bandas boas declaram-se influenciadas por este fantástico grupo. Brian Eno, conhecido artista multi-mídia declarou certa vez: "Pouca gente comprou o disco, mas quem comprou montou uma banda".

O Velvet Underground ainda tem mais dois lindos discos, mas hoje a recomendação fica para esta obra-prima. Assim como acorreu quando uma vez mostrei o disco para duas amigas que idolatravam The Doors e ambas revisaram seus conceitos, acho que conhecer e ouvir este disco atentamente e com a mente aberta, pode ser uma experiência interessante.

Músicas:
1. Sunday Morning
2. I'm Waiting For The Man
3. Femme Fatale
4. Venus In Furs
5. Run Run Run
6. All Tomorrow Parties
7. Heroin
8. There She Goes Again
9. I'll Be Your Mirror
10. The Black Angel's Death Song
11. European Son

Banda:
Lou Reed - vocal, guitarra
John Cale - baixo, viola, piano
Sterling Morrison - guitarra, baixo
Maureen Tucker - bateria, percussão
Nico - voz

Abaixo vídeos com músicas. Aproveitem...


Sandro









3 comentários:

  1. Concordo. Disco essencial!

    Eriko

    ResponderExcluir
  2. I'm Waiting For The Man...melhor som....

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandro e turma do Minerva Pop:
    Postei o álbum (320 kbps), além de uma raridade e de um tributo.
    Olha lá no blog, espero que gostem.
    Um abraço e volte sempre, com novos pedidos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...