minervapop

terça-feira, 2 de março de 2010

COLDPLAY...


Então, eis uma banda que sofre bastante preconceito no mundo do rock. Conheço muita gente que abomina e assim como grande parte da crítica, desce o pau no som do Coldplay. Os motivos são variados. Uns alegam que é uma banda sem atitude rock’n roll, outros que é bandinha para público de rádio, outros que falta originalidade (??), outros não gostam porque os “entendidos” musicais não recomendam e outros dizem que é ruim mesmo e ponto. Questão de gosto, que deve ser respeitada, claro.

Eu penso diferente. E apesar de ser cornetado por alguns, afirmo que gosto bastante do Coldplay e isso desde o primeiro disco. Acho inclusive o segundo album, “A Rush of Blood to the Head” de 2002 um senhor disco, daqueles de ouvir sempre. Não acho piegas nem apelativas as baladas do Chris Martin e não acho ridículo o cara cantá-las com os olhos fechados (tem gente que pega no pé...).

Acompanho a carreira da banda, tenho todos os discos e confesso que os dois últimos não fizeram tanto a minha cabeça. Discos estes que marcam a fase onde a banda definitivamente se tornou “grande” e suas turnês passaram a rolar em estádios ou grandes arenas. Não os achei ruins, há bons momentos mas estão abaixo do citado segundo trabalho.

Ao vivo, tive a oportunidade de assisti-los na primeira passagem da banda pelo Brasil em 2003. O show foi em São Paulo na Via Funchal (6.000 lugares), sold out e excelente. Lembro que fiquei muito impressionado com o carisma que o Chris Martin transmite para a galera. Respeitaram o público tocando com uma puta vontade e tesão, mesmo nos momentos mais calmos, ao piano.

Pelo que vejo nos vídeos desta turnê, a banda evoluiu ainda mais em cima do palco. Li que o produtor Brian Eno, que trabalho no último album também colaborou na concepção desta tour. O fato é que pelo tamanho que a banda atingiu, existe a necessidade de proporcionar shows gigantes. Foram 34.000 pessoas no Rio, domingo e em São Paulo a expectativa é para 68.000 mil.

Com tudo isso, eu ainda não decidi se irei ao Morumbi hoje para ver o show. Inicialmente o computei na lista de presenças obrigatórias, mas a sensação de que já vi um show deles em condições muito melhores (lugar e repertório), a falta de companhia (amigos e esposa pularam fora), rodízio docarro, histeria e gritinhos de lindo e o fato de detestar shows em estádio (principalmente o Morumbi, de difícil acesso), foram me distanciando da balada. De qualquer forma, tenho até a noite para pensar, já que a venda de ingressos está bem tranquila e ainda há lugares em todos os setores (a pista está R$ 250,00).

De quebra, quem abre é o Bat For Lashes, que é bem legal.

Há quem interessar possa, o set list tocado no show do Rio.

"Life In Technicolor"
"Violet Hill"
"Clocks"
"In My Place"
"Yellow"
"Glass Of Water"
"Cemeteries Of London"
"42"
"Fix You"
"Strawberry Swing"
"God Put A Smile Upon Your Face/ Talk"
"The Hardest Part"
"Postcards From Far Away"
"Viva La Vida"
"Lost!"
"Shiver"
"Death Will Never Conquer"
"Don Quixote"
"Viva La Vida" (remix)

bis
"Politik"
"Lovers In Japan"
"Death And All His Friends"

bis
"The Scientist"
"Life in Technicolor 2"

Abaixo, momentos desta última turnê. Tem ainda mais um vídeo no post que escrevi sobre o calendário de shows no Brasil em 2010 que você pode ler aqui.


Sandro



2 comentários:

  1. Se vc vai eu não sei. Sei que eu estou saindo agora direto para o show!
    Viva la Vida!
    Danny

    ResponderExcluir
  2. Nessa "época" em que está tão difícil uma renovação de ídolos POP, e de artistas que chamem o grande público para shows maiores....Coldplay é um fenômeno....

    Quanto ao local do show, acredito ser o melhor lugar disponível em São Paulo para grandes espetáculos (de vários tipos)...e o acesso e as acomodações são excelentes.....

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...