minervapop

sábado, 13 de março de 2010

GLAUCO VILLAS BOAS - Descanse em Paz


Os adolescentes dos anos 80 não tinham uma série de coisas que hoje são indispensáveis aos jovens desse início de século XXI.

Telefone celular, iPode, mp3, notebook, internet, etc. Aquela garotada tinha como janela pro mundo o disco de vinil e revistas em quadrinhos, e os estudos (mas esse eram os mais chatos).

Quando chegávamos em casa, após uma jornada dupla de trabalho e escola (noturna), nós não acessávamos a internet, mesmo porque não tínhamos, nós colocávamos nossos discos preferidos na "vitrola" e líamos nossos "gibis".

E foi nessa época que eu descobri que haviam quadrinistas bons aqui no Brasil, o Angeli, o Laerte, Spacca, Mutarelli, Fernando Gonsales, e Glauco.

Infelizmente Glauco e seu filho Raoni foram assassinados neste último dia 12 de março.

O universo dos quadrinhos perdeu, de forma brutal e violenta, um grande artista.

Nós do Minerva Pop estamos profundamente tristes, e gostaríamos de registrar nossos sentimentos a família de Glauco.

Obrigado Glauco, por nos presentear com seus personagens Geraldão, Cacique Jaraguá, Nojinsk, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Ficadinha, Netão e Edmar Bregman, entre outros.

Descanse em Paz.



Anselmo

7 comentários:

  1. Que triste e nem nexo, né? Como a vida pode ser ceifada assim? SEmpropósito, sem razão...
    Realmente triste.

    ResponderExcluir
  2. Pois é La Sorciere.....a violencia está livree por aí...todos os dias...infelizmente....

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Realmente uma grande perda. Pra ficar ainda mais confuso, parece que havia uma mistura entre drogas e religião na cabeça do moleque eue atirou. Coisa louca.
    Eriko

    ResponderExcluir
  4. O Glauco escolheu um caminho de luz, um caminho de arte! Que ele esteja sempre em paz! Que a família enfrente o acontecido com muita firmeza e fé! Paz e bem! Leonardo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem lembrado, Anselmo! Marcou uma geração com certeza.
    O forma imbecil como aconteceu, foi cruel...

    Sandro

    ResponderExcluir
  6. Estimado amigo Anselmo,

    De fato qualquer morte é uma violência. E se essa morte é por meio de assassinato a violência é maior ainda, principalmente para aqueles que ficam.

    Mas não acredito que a morte do Glauco o tenha transformado em um gênio dos quadrinhos. Em uma análise fria as tiras deles não passavam nenhum tipo de mensagem. Ele estava em um nível mediano e todos nós sabemos qual a origem da palavra mediana. Somente não afirmo que ele era o pior na Folha de São Paulo, pois ainda temos Caco Galhardo por lá.

    O quadrinista precisa passar algum tipo de mensagem na sua arte: Charles Schultz transmitia a angustia dos adultos em seus peanuts; Bill Waterson uma visão crítica do mundo dos adultos por meio do olhar do Calvin e dos comentários sarcásticos de Hobbes. No universo Brasil temos na própria Folha a acidez de Angeli e o humor crítico de Laerte. Isto é, todos passavam uma mensagem.

    Li que a grande inspiração de Glauco foi o Henfil. Talvez o Glauco tenha perdido alguma "aula" do Henfil. Hoje mesmo decorridos muitos anos, e muitas gerações, o Graúna é citado como referencia.
    Sinceramente nunca percebi que tipo de mensagem o Glauco queria transmitir. Talvez isto seja até uma limitação minha. Quem sabe.

    No mais também lamento a morte da pessoa Glauco. No geral ele parecia ser uma boa pessoa.

    Evangelista

    ResponderExcluir
  7. Caro Evangelista....procure Los Tres Amigos...que ele escrevia com o Laerte e o Angeli....

    Eu acho o Geraldão ...genial!!!!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...