minervapop

domingo, 18 de julho de 2010

THE RUTS - Brilho Intenso, Tiro Rápido


Na verdade não me lembro exatamente a data, mas acho que foi alguma coisa entre 1984 e 1985, quando cheguei em uma daquelas “festinhas rock de garagem" e escutei um “som” bem legal e perguntei: “- isso aí é The Clash”? A resposta veio logo em seguida: “- Não, é The Ruts, Jah War!”.

Faz tempo que não procuro nada do “The Ruts”, com certeza essa banda ficou adormecida em algum lugar de minha memória adolescente, o que foi despertado após ler e uma matéria sobre sua influencia para bandas como o New Model Army, por exemplo.

The Ruts foi formado em 18 de agosto de 1977, por Malcolm Owen (vocal), Paul Fox (guitarra), John "Segs" (às vezes "Seggs") Jennings (baixo) e Dave Ruffy (bateria), sempre ativos nas causas anti-racistas.

Não fugindo a origem de todas as “bandas punk” de Londres, o interesse dos garotos de formarem uma banda veio de discussões sobre camisetas dos Ramones, ou quando assistiram aos Sex Pistols tocando ao vivo.

Em 16 de setembro de 1977, The Ruts fez sua estréia ao vivo, tocando três músicas em uma pausa durante um show de uma banda local, em Hayes, Middlesex.

As primeiras músicas gravadas no “Free Range Studio” (também em Hayes) em 1 de outubro de 1977, foram "Stepping Bondage" (anteriormente "Go Go Go"), "Rich Bitch", "Out of Order", "I Ain't sofisticado " e " Lobotomy ". A partir daí, o grupo começou a evoluir e tornar-se musicalmente mais aventureiro, incorporando elementos de reggae em seu repertório.

Em 1979, após um encontro com o baterista Rat Scabies (The Damned), excursionaram pela Inglaterra como banda de apoio, em locais como a lendária “Factory” de Manchester.

Em junho de 1979, o seu single de estréia "Babylon's Burning" se tornou hit Top 10 no Reino Unido, atingindo número 7 no UK Singles Chart , e levando-os a uma apresentação no programa de televisão da BBC "Top of the Pops", o que resultou no debut álbum “The Crack”, produzido por Mick Glossop e lançado em setembro de 1979.
Desse mesmo álbum (The Crack), sai o terceiro single da banda no final de Outubro de 1979, a canção “punk-reggae” chamada "Jah War", sobre a violência da Polícia Inglesa na região de Southall, em Abril de 1979.

Em 14 de julho de 1980, Malcolm Owen foi encontrado morto no banheiro da casa de seus pais, em Hayes, vítima de uma overdose de heroína , aos 25 anos. Apesar de várias canções “antidrogas” como "H-eyes" ,Dope for Guns" , "Love in Vein", Owen não resistiu e sucumbiu as drogas. Um ano depois, o The Damned, escreveu uma canção, "The Limit Club", em homenagem ao amigo.
Em 22 de agosto de 1980, lançam o sexto e último single "West One (Shine On Me)". Co-produzido pela própria banda.

A banda continuou como Ruts DC , com uma linha musical diferente, onde tiveram dois álbuns lançados “ Animal Now” (maio de 1981) e “Rhythm Collision” em Julho de 1982.

Em 16 de Julho de 2007, a banda voltou a se apresentar pela primeira vez em 27 anos, em um show especial beneficente para Paul Fox , após seu diagnóstico de câncer de pulmão. Henry Rollins representou Owen nos vocais. Também participaram do show, Tom Robinson (The Damned, Misty In Roots, UK Subs, Splodge), Tony Barber (Buzzcocks) , entre outros.

Fox morreu em 21 de Outubro do mesmo ano, com 56 anos.

Confiram os vídeos abaixo.


Anselmo







4 comentários:

  1. Olá Anselmo, show de blog o seu hein.. já ta linkado no Hangover Heart Attack.. abraços

    ResponderExcluir
  2. E aí Nagiants....valeu a visita...o material do Hangover Heart Attack é excelente também....vamos manter contato!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana, já passei....legal a "cara nova"!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Boa Anselmo.
    Banda bacana e muito pouco lembrada. De primeira...

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...