minervapop

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESTAMOS DE VOLTA - RESOLUÇÕES DE ANO NOVO

Pois é, retornamos hoje com as atividades do Minerva Pop depois de um merecido e necessário período de férias (só aqui no blog, diga-se).

E neste primeiro post oficial do ano (o anterior foi só para prorrogar as férias...) vou atacar com uma listinha de resoluções e metas para 2011.

Já escrevi outras vezes que tratamos o blog como uma espécie de arquivo/ acervo onde depositamos nossas opiniões, vídeos e músicas que gostamos, notícias que achamos interessantes, agendas, lembretes, etc. A diferença é que tudo isso fica aberto para visitação pública, felizmente por bastante gente.

Considerando esta forma de enxergar o Minerva Pop, é que decidi compartilhar com vocês o que pretendemos fazer por aqui em 2011. Como toda boa lista de resoluções de ano novo, muita coisa ficará pendente, porém entendo que se conseguirmos colocar em prática ao menos algumas idéias, este blog ficará menos ruim...

Então vamos lá. A relação não está em ordem de prioridades. Servirá mesmo para que nos lembremos do que desejamos fazer por aqui durante este ano.
  • Sentar para escrever os posts com um dia de antecedência ou pelo menos antes das 23:00 horas. Acreditem, isso seria inverter quase que por completo o processo de criação atual do blog. Se conseguirmos isso, teremos apenas a ganhar. Iremos dormir mais cedo, escreveremos um pouco melhor (menos pressão para acabar rápido) e talvez até tenhamos tempo para uma revisão nos textos, hehehe. É amigos, revisar um post finalizados as 2:00 da madrugada não é das tarefas mais fáceis. Na maioria das vezes, é só uma olhada e vai! Depois fica aquela sensação de que poderia ter saído melhor, mas aí já foi.... (até letra faltando, aparece depois).
  • Definir a regularidade com que publicaremos os posts. Não se trata de engessar a coisa. Seria apenas uma forma de nos programarmos melhor durante a semana. Podemos continuar com o objetivo de postagens diárias (altamente desgastante), optarmos por 3 vezes a cada semana ou ainda um meio termo. Posts longos, ficam 48 horas, posts curtos 24. Nos finais de semana, salvo algo muito urgente, devido a redução considerável no número de visitantes acho que não vale a pena.
  • Instituir de forma definitiva os chamados guests posts. Temos alguns exemplos (leia aqui) espalhados pelo blog, mas a idéia é trabalhar mais com este formato. Queremos publicar textos de pessoas que conhecemos e que podem escrever com maior propriedade do que a gente sobre determinados assuntos. Sobre Ramones e Kubrick, deixa que eu escrevo....
  • Instituir o "dia da lista". Pode ser semanal ,quinzenal, mensal, sei lá. Na verdade seriam posts rápidos, "pré-fabricados" que solucionam qualquer falta de inspiração ou de tempo para postagens. Claro, seria também uma forma de compartilharmos com vocês nossas preferências de forma mais veemente através desta gostosa brincadeira de listas.
  • Pensar numa forma de melhorar a organização dos atalhos do blog. Hoje estão divididos por tópicos mais amplos (Gotas Maiores, ao lado esquerdo) e pelo marcador específico (Gotas em Detalhes, também ao lado). Quero estudar uma forma que facilite ainda mais a navegação.
  • Consolidar o uso da feramenta "linkwithin", instalada neste últiimo final de semana. A cada nova postagem, são sugeridos 3 outros posts que possivelmente o leitor venha a curtir em caso de ter gostado do texto que leu. Ainda não estou convencido da eficácia disso.
  • Oficializar o domínio próprio (já registrado) e deixá-lo operando em paralelo ao blogspot.
  • Fazer uma varredura nos posts para identificar a existência de links de vídeos do Youtube "quebrados". Depois disso, providenciar a troca.
  • Separar todos os posts onde usamos o player de música SKRreemR (site inativo, leia aqui) e trocar esta mídia pelo tocador do SoundCloud. Parece fácil, mas vai dar um trabalho...
  • Testar um lay out ainda mais leve. Um fundo branco, talvez. A idéia é que a página seja carregada de forma mais rápida. Recebemos muitas visitas via Google com duração de 00:00:00. Isso não é rejeição. Simplesmente quer dizer que a pessoa ia entrar, a página demorou para abrir e ela retornou ao Google para fazer outra pesquisa.
  • Testar uma aplicação de caixa de textos (estilo chat). Eu disse testar! Seria preciso que esta ferramenta não tornasse mais lento o carregamento do site. Difícil.
  • Criar uma versão mobile do Minerva Pop. Esta não é difícil e servirá pelo menos para mim que muitas vezes consulto o blog acessando-o via celular.
  • Aplicar a abertura de links em outra janela. É básico, mas preciso fazer.
  • Participar dos diretórios de blogs em que somos cadastrados. Sites como o Dihitt, Top Blog, Central Blogs, Blog Blogs e o Paper Blog nos geram muitas visitas. Precisamos interagir mais com outros blogs cadastrados nestes mesmos ambientes.
  • Participar mais dos blogs dos nossos parceiros. Visitamos vários blogs que gostamos (lista ao lado direito), mas temos deixados poucos comentários. E se você quiser fazer um blogueiro feliz, comente os posts. Queremos estar mais presentes.
  • Inserir novas indicações de links para blogs que conhecemos recentemente e que vale a pena indicar aos nossos leitores.
  • Estudar a viabilidade de criar um link para uma conta no 4Shared onde deixaríamos disponíveis os sons que comentamos aqui para a galera poder baixar. É preciso pensar nas implicações desta ação, visto que não estou a fim de ficar recebendo comunicados do Blogger com ameaças de tirar o Minerva Pop do ar (entenda mais, lendo aqui). 
  • Trabalhar com nosso canal dentro do Youtube, disponibilizando vídeos próprios de shows que assistimos.
  • Pensar também em usar o canal no Youtube para legendarmos alguns de nossos vídeos preferidos. É uma idéia antiga que tenho e que pode ser útil para muita gente.
  • Contribuir pelo menos mensalmente com o blog coletivo Mínimo Ajuste (conheça aqui) o qual fazemos parte, mas vergonhosamente estamos sempre ausentes.
Somente tudo isso. Fácil, né? No final do ano eu leio de novo esta lista para ver o que saiu do papel.

Para fechar, deixo abaixo a música "The New Year" da fantástica banda Death Cab For Cutie (mais aqui). A letra, contraditória com deve ser.


Sandro


Death Cab For Cutie - The New Year by sinstone

So this is the new year.
And i don't feel any different.
The clanking of crystal
Explosions off in the distance (in the distance).

So this is the new year
And I have no resolutions
For selfl assigned penance
For problems with easy solutions

So everybody put your best suit or dress on
Let's make believe that we are wealthy for just this once
Lighting firecrackers off on the front lawn
As thirty dialogues bleed into one

I wish the world was flat like the old days
Then i could travel just by folding a map
No more airplanes, or speedtrains, or freeways
There'd be no distance that can hold us back.

There'd be no distance that could hold us back

So this is the new year

Um comentário:

  1. Aeh Sandro, ficou muit bom....mas depois do trabalho que voce teve, vou lançar meu post só amanhã.....

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...