minervapop

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PLANETA FANTASTICO - Obra Prima de René Laloux


Todos os que gostam de obras de ficção-cientifica precisam conhecerer Planeta Fantástico (La Planète Sauvage), animação de 1973 realizada em conjunto entre França e a então Checoslováquia, que recebeu o prêmio especial do júri do Festival de Cannes no mesmo ano. Inspirado na obra “Oms en série (Oms by the Dozen) de (Stefan Wul – 1957).

A direção ficou por conta de René Laloux (1929-2004), o mestre francês da animação - autor de "O Planeta Selvagem" (1973) e "Os Mestres do Tempo" (1982) , que também trabalhava com pintura e literatura.

Nascido em Paris, René Laloux chegou à animação como autodidata. Começou por exercer psiquiatria, tendo trabalhado, nos anos 60, na Clínica de Cour Cheverny, dirigida por Félix Guatarri - foi a partir das teorias deste sobre a ergoterapia que Laloux realizou a sua primeira curta-metragem, "Les Dents du Singe" (1960), utilizando como "atores" os pacientes daquela clínica. O seu último filme, o curta "Comment Wang-Fo Fut Sauvé" (1987), é uma adaptação de um texto de Marguerite Yourcenar.

O filme se resume no seguinte: “No planeta Yagam vivem humanóides chamados de Oms, que são escravos (ou animais de estimação) dos Draggs, uma raça de gigantes com mais de dez metros de altura, olhos vermelhos e pele azul. O planeta é um lugar indefinido onde os homens parecem insetos aos olhos dos Draggs. Terr, um Om, recebe educação e se revolta contra os gigantes, dominadores no planeta. Assim, os Oms rebelam-se e descobrem o ponto fraco de seus dominadores”.

A trilha sonora do filme Fantastic Planet foi composta pelo pianista de jazz, arranjador e compositor francês Alain Goraguer (20 de agosto de 1931), o que contribuiu para a atmosfera do fime.

Respeitando a arte “datada” do filme, é uma obra que merece ser visto.
 
Anselmo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...