minervapop

domingo, 19 de julho de 2009

JOÃO RUBINATO

Como muitos de vocês já devem ter percebido, a MPB não é o ponto forte do nosso BLOG. Porém, a opinião e os assuntos abordados pelos amigos que nos prestigiam, entrando no Blog e deixando suas mensagens, é sim nosso objetivo maior e nossa satisfação. A exemplo do meu querido amigo Leonardo, grande músico e violonista, que pediu para escrever sobre Samba. Quero deixar claro, Samba de Raiz, de qualidade, legítimo produto nacional.
Porém, confesso que não sou especialista no assunto, mas para atender o pedido do meu prezado amigo, vou comentar sobre um artista paulistano, que dentre outras coisas, foi um excelente sambista: Adoniran Barbosa.

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, (Valinhos, 06 de agosto de 1910 — São Paulo, 23 de novembro de 1982) foi um compositor, cantor,humorista e ator brasileiro. Rubinato representava em programas de rádio diversos personagens, entre os quais, Adoniran Barbosa, o qual acabou por se confundir com seu criador, dada a sua popularidade frente aos demais.

Adoniran é filho de imigrantes italianos, começou a trabalhar desde cedo para ajudar a família (seu primeiro trabalho foi de entregador de marmita), e por ter origem humilde batalhou demais buscando uma chance em programas de rádio, onde trabalhou como cantor e ator. No decorrer de sua carreira foi acompanhado pelo grupo Demônios da Garoa (em atividade até hoje).
Adoniran Barbosa morre em 1982, aos 72 anos de idade.

Adoniran foi, em minha opinião, o maior expoente do Samba Paulista de todos os tempos, abrindo caminho para toda uma geração. Principais Composições: Saudosa maloca,Samba do Arnesto, As mariposas, Iracema, Bom-dia tristeza, Tiro ao Álvaro,Trem das onze.
Anselmo

2 comentários:

  1. Fazer a diferença. Anselmo como sempre levando esse lema em frente! Valeu demais pelo post e pelo Rubinato...eu mesmo desconhecia essa história! Dá uma olhada na letra de "Despejo na Favela" para você ver a qualidade! ABRAÇO!
    Leo

    ResponderExcluir
  2. valeu Léo!!!!! Vindo de um sambista inteligente e de qualidade como voce, isso é muito gratificante!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...