minervapop

terça-feira, 27 de abril de 2010

ALISON BECHDEL - Fun Home


Alison Bechdel é uma cartunista americana, nascida em 1960, na cidade de Lock Haven, Pennsylvania.

Conhecida pelas “tiras” excelentes de “Dykes To Watch Out For” (uma versão HQ do L Word), escritas desde 1983, e que foram publicadas em diversos jornais alternativos, traduzidas para várias línguas e compiladas em forma de livros, conseguiu o reconhecimento internacional com “Fun Home - Uma Tragicomédia em Família”, uma Graphic Novel Autobiográfica, lançada no Brasil pela Conrad Editora (2006).


O título do livro “Fun Home” (casa da diversão), é uma abreviação usada pelas crianças para “ funeral home”- (casa funerária), a qual a família de Alison Bechdel era proprietária de um desses estabelecimentos.

Em "fun Home", a autora revisita sua infância e adolescência, e conta a descoberta de sua homossexualidade e a relação complicada com o pai, Bruce Bechdel, que era homossexual não-assumido, e passava mais tempo longe da família  como professor de literatura em Beech Creek. Contrário do relacionamento com a mãe, uma atriz amadora.

O “Time Magazine” considerou “Fun House” uma das “10 melhores livros do Ano” (2006).

A última informação que tenho, é de que “Dykes to Watch Out For” foi suspenso em 2008 para que Bechdel possa trabalhar em outra “graphic memoir”, que tem o título de trabalho “Love Life: A Case Study”, que foca os relacionamentos da autora. (Parece que já está pronto, quem tiver informação, mande pra gente).

"Dykes to Watch Out For":
 
"Fun Home":
 


Anselmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...