minervapop

sábado, 17 de abril de 2010

REVISTA VERTIGO Nr.5 - "Casa dos Mistérios"

Para quem acompanha o Minerva Pop sabe que sou admirador das publicações da série Vertigo-DC Comics, e desde que foram relançados as edições pela Panini não perco uma, isso vale para as revistas periodicas e as edições especiais.

Para minha surpresa, a revista vai contar com a consagrada “Casa dos Mistérios” para compor o “mix” de sua publicação mensal, já iniciando na edição de nr. 5 desse mês.

A revista “Casa dos Mistérios” teve início nos Estados Unidos em 1951, seguindo o sucesso da legendária e mundialmente conhecida  “Tales From the Crypt” (1950). Os temas abordados por essas revistas, ficção científica, terror e suspense, foram um sucesso para um publico que já estava saturado de heróis com superpoderes e uniformes coloridos que faziam justiça com as próprias mãos.

Durante sua publicação, a  “Casa dos Mistérios” teve que se adaptar as regulações de mercado para sobreviver. Como por exemplo, após a criação da “Comics Code Authority”, que afirmava que esse tipo de leitura poderia causar distúrbios comportamentais nos jovens.

No fim da década de 1960, as histórias da casa foram produzidas por nomes como Sergio Aragonés, Neal Adams, Jack Kirby, Jim Aparo, só como exemplos. A partir da edição 292 (em 1981) Karen Berger se tornou editora do título que futuramente seria responsável por edições similares, como o selo Vertigo, oficialmente criado em 1993.

Infelizmente, e pelo mesmo motivo que foi criada, o interesse popular , a revista foi cancelada na edição 321.´

Talvez como prova de gratidão, ou garantia de sucesso, a revista Vertigo decidiu abrir a casa e invocar seu cínico e irônico guardião Caim para contar suas histórias.

Caim é vizinho de seu irmão Abel que guarda a “Casa dos Segredos”, bem do outro lado da rua, na região do Sonhar. Ambos foram servos de Sandman, mas isso deixamos para outro “post”, pois como disse Caim: “Mesmo que todo mistério contenha segredos, nem todo segredo contém mistérios.”

Boa Leitura.


Nota: A capa acima é a original americana que foi utilizada para a edição da panini desse mês, a diferênça é o nome VERTIGO no topo.

Anselmo

3 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...