minervapop

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CHRISTOPHER NOLAN - TALENTO MUITO ALÉM DE BATMAN

Lembro que na ocasião do lançamento de filmes de caras como Lars Von Trier e Martin Scorsese eu escrevi aqui no blog que existem certos diretores de cinema que me fazem sair de casa para assistir seus filmes independente de qualquer coisa. Não procuro nem saber muito sobre o filme e nem me preocupo com críticas dos especialistas. Simplesmente me vejo na obrigação de ir lá conferir.

Dentro deste conceito, figuram mestres absolutos da sétima arte, mas também há espaço para um diretor não tão badalado mas extremamente talentoso chamado Chris Nolan.

O que me leva a escrever este texto é um comercial que vi ontem na TV anunciando seu próximo filme. "A Origem" que tem como ator principal Leonardo DiCaprio é apresentado como o novo filme do diretor de Batman Begins. A informação é verdadeira, claro, mas fiquei pensando se um cara tão bom quanto Nolan merece ser rotulado apenas como diretor de dois filmes sobre o homem-morcego (do qual sou fã, diga-se),  que são o citado "Batman Begins" (de 2005) e "Batman - O Cavaleiro da Trevas" (de 2008).

Este diretor inglês me ganhou logo no primeiro encontro. Fui ver Amnésia (de 2000) no cinema e pirei. A narrativa de trás para frente com uma confusão mental que se estabelece durante o filme até clarear no final é sensacional. Nem vou me alongar na história porque pretendo escrever um post específico sobre esta obra em outra ocasião.

Fiquei na espera para ver qual seria seu próximo trabalho e quando "Insônia" (de 2002) foi lançado por aqui, lá estava eu no cinema de novo. A moral ganha com o excelente "Amnésia" trouxe para Nolan a possibilidade de escalar gente do alto escalão para atuar neste filme. A crítica não gostou muito e "Insônia" passou meio que batido. O que poderia ser a consagração, tornou-se um filme menor dentro de sua obra, pelo menos na opínião da maioria. Eu particularmente gosto bastante deste filme que mostra um policial (Al Pacino) que é enviado para uma pequena cidade do Alasca onde, em meio às investigações em torno do assassinato de uma adolescente, acaba atirando acidentalmente no parceiro, enquanto tentava apreender um suspeito. De forma inusitada, ele ganha um álibi fornecido pela própria polícia, sem que isso diminua sua imensa sensação de culpa. Tendo que resolver o caso do assassinato da adolescente, ele ainda passa a ser chantageado justamente pelo suspeito (Robin Willians) que tentava prender, que o acusa de ter armado a situação no intuito de se livrar da condenação pela morte de seu parceiro. Em paralelo, uma detetive da cidade (Hilary Swank), conduz uma investigação por conta própria na tentativa de descobrir o que realmente aconteceu. No meio disso tudo está a cidade, onde não anoitece, o que impede que o policial consiga dormir (ele passa noites e noites em claro), prejudicando ainda mais sua delicada condição psicológica.

Na sequencia, Chris Nolan dirige "Batman Begins" e finalmente faz justiça a dimensão do personagem numa obra cinematográfica. O filme é ótimo. Acho que nem preciso escrever nada sobre a história, pois todo mundo já deve ter assistido. Esta minha opinião vale também para o segundo trabalho com o mesmo personagem, que foi "O Cavaleiro da Trevas". Filmes de ação feitos com muita categoria.

Entre estas duas obras, Nolan ainda nos presenteia com o pouco comentado "O Grande Truque" (de 2006). Novamente com um elenco de primeira, o filme conta a uma história que se passa no século XIX, onde dois mágicos (Hugh Jackman e Christian Bale) que eram amigos quando iniciantes, mas que com o passar dos anos tornaram-se competidores ferrenhoso e consequentemente rivais. No meio disso, ainda existe a disputa pela bela assistente de palco (Scarlett Johansson). Quando um deles apresenta uma mágica revolucionária que faz estrondoso sucesso, o outro fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la, o que leva a um desfecho genial.

Agora em 2010, conforme eu citei no começo deste texto saiu "A Origem", previsto para estreiar dia 06 de agosto aqui no Brasil. A história concebida por Chris Nolan (que é o roteirista também) parece ser bem original. Leonardo DiCaprio interpreta um ladrão especial. Pelo método da "extração", ele desenvolveu o poder de roubar segredos das pessoas enquanto eleas dormem, extraindo estas informações das profundezas do inconsciente. Até a estréia eu volto a falar sobre este filme para lembrá-los e passar mais informações...

É isso. Recomendo muito todos os filmes deste grande diretor, que ainda jovem (tem só 40 anos) possui uma carreira sólida e sem deslizes. O único filme dele que não assisti é "Following" (1998), que foi seu primeiro trabalho. O resto vale a pena.

Abaixo os trailers na ordem invertida. Primeiro "A Origem", depois "O Cavaleiro das Trevas", seguidos de "O Grande Truque" e Amnésia" (Memento), estes dois infelizmente sem legenda.


Sandro







6 comentários:

  1. Passando pra agradecer a visita la no blog,adorei o layout novo,confesso que estou meio correndo,mas adorei a mudança.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aeh Sandro, muitos filmes citados são meus preferidos!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Curto muito o trabalho do Nolan, também, Sandro. Não vou mais a cinema, abri exceção apenas para 'Avatar' pela curiosidade e pq a família exigiu, apesar de ser um aficcionado pela 7ª arte. Hoje, baixo tudo o que aparece, muitos ainda nem chegaram por aqui e outros sequer chegarão, e vejo tudo na tranquilidade do meu lar. Já estou com 'A Origem' no HD só esperando legendas, que ficarão prontas em 02/08. Outro que estou esperando legendas é 'Passing Strange' dos craques Spike Lee (direção) e Stew da excelente banda The Negro Problem no roteir/trilha sonora/narração e todo o resto.
    []ões

    ResponderExcluir
  4. Achei o título muito apropriado. Adoro Amnésia e O Grande Truque, que muita gente perde a chance de assistir por não serem muito conhecidos.
    E tem mais. Nolan é admirador confesso do Stanley Kubrick e diz que se inspira nele. Juntando a capacidade com um inspirador desses sai coisa boa com certeza.
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  5. Bárbara, obrigado. Fico contente que a amiga blogueira tenha aprovado a mudança. Tenho passado não só lá no RFW, mas também no Meu Dominio My Life. Tá bacana.

    Edson, eu ainda frequento cinemas e levo isso maio como um ritual.. Curto demais a telona e ainda não aderi as facilidades da internet para baixar filmes. Mas é o futro, sem dúvida. Vou ficar ligado neste Spike Lee (que eu adoro também), valeu a dica e a visita!

    Adriana, muito bem lembrado este lance do Nolan com o mestre absoluto Kubrick. Já li ele citando esta influência mais de uma vez. Obrigado pela visita!

    Lucas. Valeu, cara! Conto com você sempre na área!

    Abraços a todos

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...