minervapop

terça-feira, 13 de julho de 2010

DIA MUNDIAL DO ROCK - 13 DE JULHO!


Consta nos históricos da música, que foi o Disc Jockey Alan Freed, de Cleveland-USA, que tirou da canção “My Baby Rocks Me with a Steady Roll", de Trixie Smith o termo "Rock´n´Roll". Porém foi Charles Edward Anderson "Chuck" Berry (Outubro 18, 1926) ou simplesmente Chuck Berry, o responsável por conseguir sintetizar em canções todos os elementos necessários para um “Rock” , e essa formula é repetida a exaustão até os dias de hoje. Claro que existem controvérsias sobre quem lançou a primeira canção de rock, mas basta ouvir "Maybellene" (1955) e voce vai entender o que digo. Alguns famosos tem a mesma opinião, John Lennon e Malcon Young, por exemplo.A partir daí a evolução do Rock´n´Roll é muito rápida, marcando as decadas seguintes.

Nos ano 60 temos os Beatles (não esqueci o The Who) responsáveis pelo conceito de “banda” de rock, técnicas de gravação em estúdios, e também pela inclusão da psicodelia nas músicas, no final dos anos 60, o que foi também utilizado com competência por outros artistas , como os Stones, Pink Floyd, etc.

Os anos 70 foi marcado pelo sucesso das bandas mais pesadas , tendo como precursor o Led Zeppelin. Na sequencia surgiram o Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC. Também tivemos o surgimento do Rock Progressivo do Yes, Genesis, dentre outros. Esses mesmos que foram desafiados pela turma do “faça voce mesmo” liderados pelo Stooges , seguidos pelos Ramones, Sex Pistols e The Clash. E a liberação dos sentidos e da moda com o “Glam Rock”, representados por David Bowie, Brian Ferry ,T.Rex e até o Kiss, quem diria. No final do anos 70 começaram a surgir as “Big Rock Bands” como o Van Halen.

A partir dos anos 80 o rock se apresentou com guitarras cheias de efeitos, e letras inspirados na ressaca resultante da avalanche das duas decadas anteriores. Toda uma geração estampada nas paradas de sucesso com os Smiths, The Cure, e talvez tendo U2 como seu maior representante. Claro que o pessoal da “Bay Area” deve ser lembrada, e o principal artista dessa turma, o Metallica.

A simplicidade e distorção foram resgatadas nos anos 90 com o Nirvana. Não a nada mais importante nessa decada. Claro, temos as outras bandas do movimento "Grunge", o Stone Temple Pilots, mas nada tão poderoso como a banda de Kurt Cobain.

Não podemos falar dos anos 2000 sem citar o seu maior expoente, a Internet. A facilidade de acesso a informação foi importantíssimo para a divulgação de bandas e artistas, porém quantidade nunca foi sinonimo de qualidade, por isso nesse “mar de bandas”, cuidado, tem muita coisa ruim. Acredito que um dos maiores expoentes dessa geração é o White Stripes.

Esse breve resumo é somente uma simples homenagem ao Dia do Rock (13 de Julho), do pessoal do Minerva Pop, pois essa música é uma de nossas matérias-primas mais valiosas.



We Salute You! (Abaixo uma seleção de músicas históricas, escolhidas por mim e o Sandro).


Anselmo

Chuck Berry - Johnny B. Goode
Found at skreemr.org


The Beatles - Helter Skelter
Found at skreemr.org


Led Zeppelin - Whole Lotta Love
Found at skreemr.org


The Stooges - I Wanna Be Your Dog
Found at skreemr.org


U2 - New Year's Day
Found at skreemr.org


Nirvana - In Bloom
Found at skreemr.org


The White Stripes - Seven Nation Army
Found at skreemr.org

6 comentários:

  1. Fala Anselminho!!

    Mandou bem na matéria, mas acho que deveriam ter colocado um som do The Cult também!!

    Abrax!!
    Marquinho!

    ResponderExcluir
  2. Faltou um som dos Ramones!

    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal...na verdade a idéia era manter somente as referencias....o Led Zeppelin é inspiração clara de bandas como o The Cult, por exemplo, muito bem lembrado pelo Marquito! E os Ramones.....sensacional!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Belo resumo e excelente seleção de músicas. Todas boas para ouvir a quallquer hora
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pela visita!
    Sempre vai faltar alguma coisa... A idéia foi colocar sons que pudessem representar determinados períodos.
    Sugiro uma olhada nas "gotículas" aí ao lado esquerdo que tem mais...

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  6. Amigos...
    Infelizmente devido a um problemas de configuração com o player escolhido fui obrigado a fazer uma edição na seleção de músicas inicialmente postadas acima. Os 13 sons que faqzim parte da postagem original estavam ocupando um espaço que "jogava" para a outra página o post anterior (normalmente deixamos 8 posts por página).
    Foi com dor no coração, mas certamente estas músicas deletadas voltarão no futuro.

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...