minervapop

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

STIFF LITTLE FINGERS E MEU DISCO DE PUNK ROCK PREFERIDO

Não vai ser a primeira vez que cito neste espaço meu ecletismo musical (post específico aqui). Passeio por diversos estilos sem preconceito algum. A música só precisa ser boa. Dentro deste contexto tem uma vertente do rock que eu adoro e acho que deveria abordar até com mais frequência, que é o punk rock.

É isso mesmo. Pode parecer estranho que o cara que escreve louvores sobre coisa "fofas" como She and Him, Belle and Sebastian, Camera Obscura e outras, seja um fã de punk. Mas é a pura verdade, eu adoro punk rock, sou verdadeiro aficionado pelo gênero.

O post de hoje  é sobre uma de minhas bandas preferidas, chamada Stiff Little Fingers. Formada em 1977 em Belfast na Irlanda do Norte, por Jake Burns (vocais e guitarra), Henry Cluney (guitarra), Gordon Blair (baixo) e Brian Faloon (bateria), seu primeiro disco foi o maravilhoso "Inflammable Material", lançado em 1979.

O som agressivo, mas com melodias deliciosas e refrões pegajosos junto com letras de temática política fazem deste trabalho um disco perfeito. Dentro das 13 músicas estão faixas absurdamente boas como "Suspect Device", "State of Emergency", "Wasted Life", Barbered Wire Love", "Johnny Was" e o hino "Alternative Ulster".

Este disco de estréia teve uma boa repercussão, inclusive porque tinha como fã o lendário DJ John Peel, que deu uma força para a banda neste início. Nos próximos 3 anos, saem mais 3 excelentes discos. "Nobody's Heroes" (1980), "Go For It" (1981) e "Now Then" (1982). Este último, trouxe a desgraça para a banda. Tido pelo próprio Jake Burns (cabeça e alma do Stiff) como um trabalho injustiçado, o que eu concordo plenamente, "Now Then" mostra a banda com uma pegada bem mais leve, não foi bem recebido por crítica e público e acabou rachando a banda, que decidiu se separar ao final desta turnê.

Quase 10 anos depois, a banda retorna as atividades com "Flags ans Emblems" (1991). Os lançamentos ficam mais espaçados e aparecem "Get a Life" (1994), "Tinderbox" (1997) e "Guitar and Drum" (2003). Também são bons discos, mas sem dúvida abaixo da perfeição da primeira fase do grupo.

No ano de 2000 tive o prazer e o privilégio de assistí-los no que eu considero o melhor show já realizado no Hangar 110 (famoso reduto underground de SP). Os tiozinhos mostraram uma energia incrível no palco e a casa totalmente lotada virou uma festa, visto que o Stiff Little Fingers é bem conhecido no cenário punk do Brasil e adorado pelo pessoal mais das "antigas".

É isso. Apesar de ser uma banda pouco citada quando a referência é o punk rock até mesmo na Inglaterra, o Stiff Little Fingers é uma demonstração honesta e clara da força que a simplicidade deste estilo musical poder gerar.  
Abrindo uma rara, mas merecida exceção, vou deixar um link para o download do disco na íntrega AQUI  .

Abaixo o áudio "ardido" de "Suspect Device" e os vídeos de "Gotta Gettaway" (do segundo disco) e "Alternative Ulster" (hino do citado clássico album).

Divirta-se!


Stiff Little Fingers - Suspect Device
Found at skreemr.org



Um comentário:

  1. Aeh Sandro, mandando bem de novo....essa banda foi apresentada a mim por voce, e lembro que comprei o cd na sequencia....

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...