minervapop

terça-feira, 14 de julho de 2009

A CANÇÃO ROCK DEFINITIVA

Num post escrito alguns dias atrás eu cravei "Be my Baby" das Ronettes como a canção pop definitiva.

Agora no 13 de julho, considerado o dia do rock, fiquei pensando em uma música que resumisse este estilo tão amplo.

Mas afinal o que é rock? Beatles? Rolling Stones? Ramones? Pink Floyd? Led Zeppelin? U2?Metallica?

Lembro das vezes em que algumas pessoas ao me ouvirem dizer que gostava de rock já emendavam: "Então você gosta de Iron Maiden!" ou "Então você gosta de Pink Floyd!" e achavam meio estranho eu responder que não.

São tantas as possibilidades de estilos dentro do rock que eu sempre preferi dividir em bom e ruim (pelo menos para o meu gosto). Aliás eu divido a música em geral nestes termos, seja ela pop, eletrônica, soul, etc.

Mas voltando a escolha de uma única música, meu raciocínio foi o seguinte. Imaginei um encontro com uma pessoa que tivesse ficado em coma durante os últimos 60 anos (isso existe?). Diante de tantas possibilidades, como eu responderia a pergunta: O que é rock?

Optando por uma explicação bem objetiva, mostraria a ela a música "I Wanna Be Your Dog" dos Stooges.

Os Stooges foram uma banda americana formada no final dos anos 60, que tinha como vocalista o sensacional Iggy Pop, mas que na verdade nunca vingou comercialmente. Seu legado foi ter influenciado quase todas as boas bandas que surgiram dos anos 70 para frente. É difícil achar quem não ao menos respeite a importância dos caras para a história do rock.

Abaixo está a música. Se você conhece, curta este clássico. Se não conhece, veja se com este som "o cara do coma" não ia entender do que eu estava falando.


Sandro

I Wanna Be Your Dog


The Stooges - I Wanna Be Your Dog
Found at skreemr.org

Um comentário:

  1. Cara....muito bem colocado. O Iron maiden e o Pink Floyd realmente são icones que influenciaram muita gente, questionar sua importancia ou qualidade nem está em questão, mas sim o gosto de cada um. Sendo que bandas como essa ao lado de Dep Purple, formaram a cartilha de iniciação pra toda uma geração. Quanto a I Wanna be your Dog...fudida!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...