minervapop

domingo, 23 de agosto de 2009

LINHA DE PASSE - UMA PEQUENA OBRA PRIMA DO CINEMA NACIONAL


A verdade nua e crua. Sem sensacionalismo, sem cenas de impacto, sem final feliz. O filme relata um período da difícil vida de quatro irmãos que moram na periferia de São Paulo.

Reginaldo é o mais novo dos irmãos e está obstinado em encontrar o pai que não conheceu. Sua única pista é que o homem era motorista de ônibus. O menino então começa uma rotina diária de entrar de ônibus em ônibus, desde que o motorista seja negro, e tenta como se fosse uma loteria da vida, realizar seu sonho de saber quem é seu pai.

Dinho é um recém convertido. Frequenta a igreja evangélica de sua vila e tenta com todas suas forças expurgar pecados de um passado que o filme não mostra. Em paralelo, ganha sua vida como frentista de um posto de gasolina meia boca, convivendo com a frequente desconfiança do patrão.

Denis, já tem um filho com uma ex-namorada e trabalha como motoboy. É ambicioso e sonha com uma forma mais fácil de ganhar dinheiro, o que pode lhe trazer problemas.

E tem o Dario, interpretado por Vinicius de Oliveira ( o garoto de Central do Brasil agora crescido). Ele sonha em ser um jogador de futebol profissional, mas apesar de ser habilidoso, sua rotina é passar por seguidos "nãos" em peneiras pela cidade. A pressão aumenta a medida que seu aniversário de 18 anos se aproxima e com ele o sonho prestes a chegar ao fim. Implicitamente, é em Dario que os irmãos depositavam as esperanças para um futuro melhor.

Completando a famíla temos Cleuza, a mãe de 42 anos que está grávida de mais um filho que também não vai saber quem é o pai. Ela é sim uma mulher batalhadora, que trabalha como empregada doméstica para bancar a sofrida família. Porém os diretores a retratam sem nenhum romantismo, mostrando-a não como uma heroína, mas como uma mulher que ao mesmo tempo em que luta para que seus filhos tenham uma vida honesta (é a maior incentivadora de Dario), não deixa de passar alguma horas no boteco da vila tomando cerveja. Não abdica também de sua paixão pelo Corinthians, que acompanha nos estádios mesmo em estágio avançado da gravidez. A sublime atuação de Sandra Coverloni lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no importantíssimo Festival de Cannes.

Linha de Passe é um filme nacional dirigido pelo excelente Walter Salles em parceria com Daniela Thomas e lançado nos cinenas o ano passado. Já está disponivel em DVD e vale muito a pena ser assistido. No fim, a falta de perspectiva chega até a chocar, mas o fato de não haver um final conclusivo contribue para que o filme seja uma pequena obra prima.

Definitivamente é um filme que não passa batido por quem o assiste. Afinal, como diz o subtítulo: A vida é o que você faz dela.


Sandro


5 comentários:

  1. Obrigado pela visita e parabéns pelo blog tb. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela passagem pelo "Portugal Rebelde"!
    Parabéns pelo Blog também!
    Já agora deixo aqui mais uma sugestão:
    www.portugalrebelde.podomatic.com
    A nova música portuguesa, para ouvir em Podcast!
    Abraço "Rebelde"

    ResponderExcluir
  3. Ei!!
    Grata por comentar la no Blog do Bar dos Escritores.O blog não é meu, lá sou convidada a postar todo dia 23 de cada mes.Meu blog é esse aqui :http://reflexodalma.blogspot.com/
    Vou adorar que passe la pra conhecer.
    Tambem estou aqui nesse perfil :http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=2517285507628891047.
    Depois volto aqui com calma pra conhecer melhor seu espaço.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  4. Fala meu amigo, sou o Flavio Moraes do blog Central PunkRock, parabens pelo trabalho achei de primeira o blog de voces, estamos juntos ai na batalha, la na Central quero fazer uma espécie de zine com entrevistas tambem, gostaria muito de fazer com alguem do Ação Direta, ja que a primeira eu fiz com o pessoal do Discarga Violente, tem como mandar um email para que eu possa enviar as perguntas?!?
    Saudações

    ResponderExcluir
  5. Olá Flavio, vou falar com o Pancho e te dou um retorno!

    Valeu!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...