minervapop

domingo, 2 de agosto de 2009

VELVET GOLDMINE - A HISTÓRIA DO GLAM

Em meados do ano de 2000 eu estava morando na China, mais precisamente na cidade de Yangzhou, que fica cerca de 300Km de Xangai e uns 1,200Km de Pequim, ou seja, no meio do nada. A cidade era pequena, 6.638 m2 de área , e torno de 4.5 Milhões de habitantes. É gente pra caramba.
Naquela época tava “bombando” o VCD, um tipo de mídia similar ao DVD, nem preciso falar que era tudo pirata, não é?! De final de semana, sempre saía as compras pra achar algum VCD legal. Só pra vocês terem uma idéia, assisti a Matrix e Star Wars (Ameaça fantasma) antes de chegar aos cinemas do Brasil.
Bom, numa dessas minhas “compras” me deparei com um VCD que tinha o Iggy Pop na capa. Ok, ao olhar melhor, vi que não era o Iggy Pop, e sim o Ewan McGregor como Rock Star. Comprei o VCD, pelo preço e curiosidade.
Era o Velvet Goldmine, filme em que o diretor Tod Haynnes dá sua visão do movimento Glam Rock da Inglaterra dos anos 70. Pra quem não sabe, esse período foi marcado por artistas como T.Rex, David Bowie, Roxy Music, etc.
O filme gira em torno da saga de Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers),que forja a própria morte, o que é descoberto anos depois. Paralelo a esse fato tem o romance entre Brian Slade e Curt Wild (Ewan McGregor), o que para muitos é uma paródia entre o próprio Bowie e Iggy Pop. Tem também o repórter investigativo (Christian Bale) que era fã de Brain Slade na adolescência, e que agora tenta desvendar o mistério de seu paradeiro
A trilha sonora é sensacional, tem canções classicas da época, versões cantadas pelos próprios atores e composições novas feitas especialmente para o filme. O que foi o caso do Shudder to Think , banda do vocalista Craig Wedren . Conjunto que merece uma matéria específica.

Anselmo

2 comentários:

  1. É uma vergonha, mas eu ainda não vi este filme. Esytu na caça para comprá-lo faz muito tempo, mas o DVD está fora de catálogo.
    Anexei uma parte do filme onde o Placebo faz uma performance. Não sei em que contexto eles aparecem, mas o som é matador (é T Rex, né?).

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Sim T.Rex....muito bom....veja também o Ewan Mcgregor com os caras no Mudhoney....

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...