minervapop

domingo, 16 de agosto de 2009

MASHUP


Definição pela Wikipédia: "Mashup é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo".

Nada a ver com o post. O assunto aqui é o chamado mashup musical.

Confesso que durante muito tempo fui avesso a qualquer tipo de remix. Se mexia com alguma música que eu gostasse então, eu detestava sem nem ouvir.

Com o tempo fui me acostumando e querendo aprender mais sobre o assunto, no ano passado acabei descobrindo um tipo diferente de remixagem. O mashup.

Na verdade o mashup é bem diferente de um remix comum, pois neste tipo de trabalho, o DJ não interfere na música original, mexe apenas com os canais e adiciona outra(s) música(s), fazendo uma mistura entre os sons. O ouvinte continua a reconhecer claramente as originais, mas colocadas de tal forma que o resultado sonoro soa bem diferente, causando uma sensação estranha. A revolta dos puristas é instantânea.

Um dos expoentes do mashup mundial é a dupla de DJs norte-americana chamada A Plus D (Adrian & the Mysterious D). São deles os sons que eu mais gosto. Inclusive em seu site (aplusd.net) eles disponibilizam os remixes para download.

O barato disso tudo é que se ouvirmos o negócio sem preconceitos, dá se divertir muito. Existem misturas completamente inusitadas, cujo resultado é surpreendente. Imagine um mashup chamado "Fascination Umbrella" que traz uma mistura de The Cure com Rihana. Ou outra misturando Metallica com Katy Perry. Estranho, né?

Claro que como tudo na vida, tem coisas ruins também. Mas o que me ganhou de vez foi a junção das músicas "Connection" da banda Elastica com "Standing The Way Of Control" da banda Gossip (ambas com vocais femininos). Pirei quando ouvi. É contagiante! Deixei esta e mais outras três aí embaixo para quem não conhece dar uma ouvida e tirar suas próprias conclusões.


Sandro

Standing in The Way of Connection (Gossip x Elastica)

Fascination Umbrella (The Cure x Rihana)

Call Me Hang Up (Blondie x Madonna)

Love Will Tear You Apart (Bauhaus x Joy Division x She Wants Revenge)


2 comentários:

  1. Caraca....é estranho...não sou contra o novo....mas é como se ao invés de plagiar musica dos outros...mistura na caruda...e F....

    Mas gostei.....

    ResponderExcluir
  2. Ai camarada, já escutou Jaydiohead, Jay Z and Radiohead, não curto Jay Z, mas o sou é bom. Experimente!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...