minervapop

domingo, 21 de fevereiro de 2010

BLACK SABBATH (40 anos do primeiro álbum) - TONY IOMMI (62 anos de vida)


Esse “post” está atrasado, porém não poderia deixar “passar em branco” dois fatos importantes (pelo menos pra mim) que ocorreram no mês de fevereiro.

Primeiro, o aniversário do guitarrista Tony Iommi, nascido em 19 de fevereiro de 1948, fundador de uma das bandas de Rock mais influentes, o Black Sabbath. Segundo, aniversário do lançamento de um dos álbuns de Rock mais importantes de todos os tempos, Black Sabbath, em 13 de fevereiro de 1970.

O trabalho de Tony Iommi é unanimidade entre todos que curtem boa música, independente do estilo musical preferido. Com certeza deve ter um disco desse artista em sua coleção de Vinil, CD, ou no iPod.

Vários artistas gravaram "covers" ou deixam claro a influência de Iommi em seus trabalhos. Flamming Lips, Faith No More, C.O.C., NOFX, Busta Rhymes, Cake, Metallica, Red Hot Chili Peppers, são somente alguns dos exemplos.

O álbum Black Sabbath tem canções que são hits históricos, “Black Sabbath”, “N.I.B”., “The Wizard”, e covers gravados com a sonoridade da banda, “Warning”(Ansley Dunbar's Retaliation) e “Evil Woman” (Crow).

Tony foi um garoto que trabalhava em uma metalúrgica, e que teve a ponta dos dedos médio e anular de sua mão esquerda amputados em uma máquina industrial. Por esse motivo, desenvolveu um estilo “mais pesado” de tocar guitarra, criando uma sonoridade única e “copiada” até hoje. (Essa história deveria ser usado em palestras e cursos de motivação).

Não vou me estender nesse assunto, a história de Tony Iommi e Black Sabbath está toda aí pra ser pesquisada, somente não poderia deixar de comentar datas tão importantes.

Anselmo


Um comentário:

  1. Macabro... Sombrio... Sinistro...
    Pioneiros.
    Pode-se até não gostar, mas não tem como não respeitar a importancia dos caras para a história do rock.
    Para mim os grandes discos são com o Ozzy.
    Dio e Gillan dá para quebrar um galho, o resto, não curto.

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...