minervapop

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ORANGE GOBLIN - Stoner Rock from UK

Quem acompanha o blog sabe que eu gosto muito das chamadas “Stoner Rock Bands”, sendo que tivemos até um “post” específico do Monster Magnet.

Hoje quero deixar uma dica “rápida” sobre outra banda bem legal do estilo, o Orange Goblin, do Reino Unido. Banda que iniciou as atividades em 1995 com o nome Our Haunted Kingdom.

Formado atualmente por Ben Ward (Vocal), Joe Hoare (Guitarra), Martyn Millard (Baixo) e Chris Turner (Bateria), esses caras tem discos bem legais, com destaque para “The Big Black” (2000) e “Healing Through Fire” (2007).

Stoner Rock é um estilo de Rock caracterizado por riffs de guitarra graves, lentos e com uma “pegada” psicodélica, tendo marcante influência de bandas dos anos 70.

Grandes referências desse gênero são The Atomic Bitchwax, Melvins, Cathedral, Corrossionof Conformity (C.O.C.), Eletric Wizard, Kyuss, Monster Magnet, Spiritual Beggars, dentre outros.


Seguem alguns vídeos abaixo para vocês conhecerem o som do Orange Goblin, o resto da pesquisa fica por conta de seu interesse.


Anselmo







8 comentários:

  1. Incrível como vocês conhecem músicas e bandas!

    ResponderExcluir
  2. Senhores exclua o Melvins disso!!!

    ResponderExcluir
  3. Por que Anônimo, qual o problema com o Melvins?

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Anselmo
    Só acho que o Melvins não tem nada a ver com essa de “Stoner Rock”, que alias essas de afirmar ou construir novas categorias ou estilos para mim é um saco!
    Tudo é rockl!! Já dizia minha vó!
    10 songs de 86, The Melvins 92 (que tem a melhor capa do Melvins na minha opinião), stag 96, colossus.... 2001 e até os últimos dois álbuns A senile e nude with não tem nada a ver com essa de stoner.
    C.O.C. e o Monster até vai, isso que se formos analisar os primeiros álbuns do COC lá não tem nada de stoner, já o Mr. Pepper não estava na banda. O próprio Monster depois do drops.... os outros álbuns cada um seguiu uma linha diferente, claro que com um pé no sessenta (arghhhhh)!!!!

    Vala Comum!

    ResponderExcluir
  5. Fala aí Anônimo, primeiro gostaria de saber seu nome...porque debater sem saber com quem , não é legal..e segundo agradecer sua´participação contundente...

    Eu não acho que "tudo é Rock"...não gostaria de ser confundido com quem gosta de "Stratovarious", por exemplo...acho que , quer queiramos ou não, os estilos e rótulos existem....

    Quanto as bandas citadas, somente dei exemplos de bandas que, em algum momento de sua criação musical, utilizou dos elementos, que ao meu ver, se encaixam na temática "Stoner".

    Porém, devo reconhecer que de todas , o Melvins é o mais fraco (apesar de ter curtido muito o álbum Houdini de 1993, quando saiu nas lojas....a gente comprava disco naquela época....hehe).

    Quanto aos anos sessenta, todas as grandes bandas de Rock tem influências marcantes da sonoridade dessa época, incluindo uma das maiores de todos os tempos, os RAMONES. Pena que poucas explorem essa possibilidade de vala comum. (Essa é minha opinião).

    Mas anônimo, muito obrigado pela sua participação e interesse, são pessoas assim que ajudam a criar debates saudáveis em nosso BLOG!!!!

    Ps.: Gostou do Orange Goblin?

    Anselmo

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Luther Blissett, mas pode me chamara de vala comum.
    E você sabe que na internet podemos ser qualquer pessoa, basta escrever.
    Continuo na mesma, tudo é rock! E não me preocupo quando alguém diz que Brokencyde é hardcore! É tudo a mesma coisa? Depende o ângulo!
    Não quero causar polêmicas, pelo contrário, gosto sempre de passar despercebido. Mas não consigo engolir esse monte de rótulos, estilos e clichês!
    Vou passar batido por esse “melvins é o mais fraco” os caras tem mais de um dezena de álbuns lançados, uns três DVDs, e mais participações, enfim, todas as bandas citadas juntas não possuem mais álbuns que o Melvins, banda muito fraca essa de Washington DC. Quanto a minha questão levantada, era neste caminho, o Melvins não tem nada a ver com essa de Stoner.
    Como eu não tenho a mesma bagagem que você possui de rock, e não conheço muitas bandas só resolvi opinar sobre o post, só isso e nada mais.
    Acho que todas as bandas (opinião pessoal) dos sessenta são um saco, e esse argumento de que “muitas bandas” beberam desta fonte não quer dizer nada, já que as guitarras elétricas já estão na ativa desde os anos 40, 50 muito antes de Beatles, se o Rock tem um pai deve ser o Chuck Berry ou Little Richard quem sabe!
    Acho que o Ramones é outra banda que não tem nada a ver com o anos sessenta, a começar pela qualidade dos músicos, dois acordes e tata papa tata papa!
    Tenho a sensação que muitos que escrevem sobre as bandas dos anos sessenta e as bandas punk são mais apaixonados do que realistas!
    Valeu pelas dicas, e obrigado pelo espaço!
    Não gostei da banda! Só curto três velharias (Jimi Hendrix, MC5, The Cream)
    Até mais Luther Blissett

    ResponderExcluir
  7. Aeh Luther Blisset, voce tem opinião garoto,e merece respeito.

    Tem pontos que voce comentou, os quais condordo: Chuck Berry, gênio, pai de todos.

    As "velharias", são as minhas preferidas tambem....Hendrix, MC5....mas troco o Cream pelo The Who....

    Esse ponto de mais "apaixonado" que "realista"....até que pode ser, me fez pensar....

    Agora, quanto ao Melvins...respeito sua admiração pela banda...mas quantidade não tem nada a ver com quantidade....os Pistols mudaram o mundo com um disco só....

    Ramones....é semi-Deus....

    Gostei muito dos seus pontos....gostaria de sua participação mais vezes.

    Um abraço,

    Anselmo

    ResponderExcluir
  8. Gostei do embate. Ponto de vista diferente, porém com respeito...


    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...