minervapop

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DESMOND DEKKER - O rei do Reggae ( e do Ska também!)

Bom, antes de mais nada, preciso deixar claro que não sou um profundo conhecedor de reggae. Dentro do meu ecletismo musical (leia sobre isso aqui), aprecio o estilo, mas confesso que não está entre os meus preferidos e não são muitos os artistas desta vertente que me tocam. Quanto ao ska (já esbarrei no tema no post do Operation Ivy, aqui), este já me atrai mais.

Até por esta razão, o título do post busca na verdade, um tom provocativo. A grande maioria certamente considera o grande Bob Marley, do qual gosto muito diga-se, como o verdadeiro rei do Reggae, assim como os mais puristas podem citar outras referências. Questão de gosto, claro. 

De qualquer forma, sem me ater a gêneros musicais, eu quero hoje escrever sobre um jamaicano que ajudou a revolucionar um pouco a música. Ele também pode ser considerado uma lenda dos dois estilos citados acima e certamente abriu as portas do mundo para a música feita na Jamaica. Falo de Desmond Dekker

O cantor e compositor começou a desbravar outros mundos em 1967, quando a música "007 (Shanty Town)" tornou-se um hit em seu país e um verdadeiro hino para os chamados "rude boys" (denominação que os delinquentes juvenis daquele país recebiam). Dekker era um ícone para estes jovens rebeldes. Esta mesma música atravessou o oceano para chegar aos top 15 da parada inglesa e Desmond Dekker foi junto.

Já em 1968, atingiu o topo das paradas britanicas com o hit absoluto "Israelites". Este som também foi responsável pela quebra de uma antiga barreira que os músicos jamaicanos tinham dentro do mercado dos EUA e "Israelites" chegou no top ten de lá. Porém, o mercado que realmente o adotou foi o britânico, fazendo com que mantivesse residência fixa em Londres.

Desmond Dekker manteve-se na ativa, sempre fazendo boa música e nunca aposentou-se. Até seus 64 anos, quando morreu de ataque cardíaco em maio de 2006, ainda fazia shows normalmente.

O fato é que o cara colaborou muito para que outros artistas jamaicanos fossem reconhecidos e com o passar do tempo, foi se tornando uma referência e influência para uma série de músicos em todo o mundo. Se você não conhece, sem preconceito preste atenção.

Abaixo, para ilustrar o post, deixo a citada "Israelites" numa versão mais antiga e "007 (Shanty Town)" numa versão sensacional ao vivo no programa Later da BBC, com ele já mais veterano. De quebra ainda tem "Rude Boy Train", também numa fase mais "madura".


Sandro






5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom só queria parabeniza-los,vocês sempre me surpreendem,seus textos são sempre esclarecedores.Gosto de algumas musicas do Desmond mas como não sou fã de reggae,não sou tão familiarizada com as musicas e a vida dele!Acredito que o Minerva é um blog que informa e assim como o meu,postamos o que gostamos. Parabéns pessoal do Minerva Pop!Vocês são demais.

    ResponderExcluir
  3. O vestuário do cara é pra lá de exentrico hein?! Interessante post!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...