minervapop

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CALEDONIA - MÚSICA E WHISKE


Nesse final de semana ganhei um CD contendo “as mais belas canções escocesas”. Material muito bom, com cantores e artistas interessantes, sendo que uma canção se destacou de “primeira”, chamada Caledônia, interpretada por Frankie Miller.

A música é legal, mas o interessante é que Caledonia (a palavra romana para a Escócia) é um tipo “hino popular” para os escoseses, sendo utilizada em vários eventos, datas festivas e tendo interpretes dos mais diferentes estilos daquele país. Originalmente é uma “balada folk escocês moderno” escrita por Dougie MacLean entre 1974 e 1977, sendo gravado em 1979 em um álbum de mesmo nome.

A canção foi apresentada em um anúncio na televisão escocesa para o 250 º aniversário de nascimento de Robert Burns. O aniversário de Burns também marca o Home coming Scotland 2009, uma campanha pela Visit Scotland que convida as pessoas a voltar para casa, para a Escócia em 2009. O anúncio apresenta uma variedade de atores escoceses e celebridades, incluindo Sean Connery e Sir Chris Hoy, de quem canta trecho da música (veja no video abaixo).

"Caledônia" é a denominação atribuída Império Romano à região setentrional da ilha da Grã-Bretanha, grosso modo correspondente ao território atual da Escócia.Em inglês e em scots Caledonia é agora um nome romântico ou poético para Escócia. Entretanto, o nome moderno do dia para a Escócia originou da palavra latina para o 'Scotti' na Irlanda, 'Scotia', que foi aplicado mais tarde à Escócia após a invasão gaélica. O nome representa aquele de uma tribo dos pictos, o 'Caledonii', um entre vários na região, mas talvez na tribo dominante. Seu nome se refere como aquele de Dunkeld ('Dùn Chailleann' no gaélico escocês).

Na verdade, decidi “postar” porque achei a história interessante, além de descobrir alguns artistas famosos gravaram “Caledonia”, e também, porque quando tive a oportunidade de viajar para o Reino Unido, os escoceses foram o povo mais hospitaleiro e simpático daquela região.


Anselmo







3 comentários:

  1. A história é mesmo legal.
    Quanto aos sons, não fizeram minha cabeça...
    Também acho o país bacana e lembro que tem até um atalho "Escócia" (inclui a tag neste post)aqui no blog, onde o visitante pode se deparar com outras belezas vindas desta terra que são as bandas Teenage FanClub, Belle and Sebastian e Glasvegas, além do escritor Irvine Welsh, todos com posts especificos aqui no Minerva Pop.

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. A idéia foi essa mesmo....esse país tem bandas legais pra caramba.....achei curioso....

    Anselo

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade por esta terra que infelizmente ainda não conheci. Tem figuras como Amy McDonald, Fish (do Marillion), Cranberries, e até mesmo Rod Stewart que é inglês de nascimento, porém escocês de coração; bela homenagem à terra celta da gaita de fole, dos kilts e dos melhor whisky do mundo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...