minervapop

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ESCALPO - HQ de Dash Cavalo Ruim


Chamada de "Família Soprano indígena", Publicado em 2007 pela Vertigo, Escalpo é um dos maiores títulos da atualidade.

Criado por Jason Aaron (roteiro) R.M. Guéra (arte), “Escalpo” é uma saga que mistura o policial noir com western , e está entre as séries da Vertigo mais aclamadas da década.

O protagonista Dashiell Bad Horse é um índio oglala lakota, que passados 15 anos, retorna a reserva Prairie Rose onde nasceu.

Localizada na Dakota do Sul, a vida na reserva é muito dura para os índios que vivem sob a “ditadura” de Corvo Vermelho, o chefe do conselho tribal, rico empresário e chefe da policia tribal, que não passa de um poderoso mafioso com interesses em drogas e prostituição. Dash Bad Horse está de volta, mas como agente do FBI, em uma missão para conseguir “provas” contra Corvo Vermelho.

Parte da história é inspirada em Leonard Peltier, um índio ativista que foi condenado pelo assassinato de dois agentes do FBI, em um tiroteio em uma reserva indígena em 1975 (fato resultou no documentário “Incidente em Oglaga”, de 1992).

Incidente em Oglala, dirigido por Michael Apted e narrado por Robert Redford, narra o assassinato de dois agentes do FBI (R. Jack Coler e Ronald A. Williams) em Pine Ridge Indian Reservation, no ano de 1975, e o processo judicial envolvendo Robert Robideau, Butler Darrell, e Leonard Peltier . Peltier foi condenado por assassinato, mas muitos, incluindo o Supremo Conselho Internacional do Tratado, acreditava que Peltier era inocente dos crimes. Apted foi indicado ao Critic Awards de 1992.
 
A saga de Dash Cavalo Ruim pode ser acompanhada na revista mensal Vertigo, publicada pela Panini.


Anselmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...