minervapop

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SOUTHERN DEATH CULT - O Culto Sulista Da Morte


Conforme havia prometido, segue mais um “post” pré-show do The Cult no Brasil.

Era uma vez uma banda punk inglesa chamada Violation, formada por Aki Nawaz (bateria), Barry Jepson (baixo), Mick (guitarra) e Mick Brady (vocais), que chegaram até a abrir shows para o The Clash nos anos 80. Para por aí um instante.

Continua...em 1981, sem dinheiro ou destino certo, um jovem chamado Ian Astbury mudou-se para Bradford onde recebeu a acolhida ajuda de Joolz (poeta e artista plástica), a qual teria sugerido para Ian tentar assumir uma vaga de vocalista em uma banda que estava ensaiando no porão da casa que ela morava, esses caras eram do antigo Violation. A partir daí Astbury (sob o nome "Ian Lindsay") começou a se apresentar ao lado de David Burrows (guitarra), o baixista Barry Jepson e o baterista Aki Nawaz, formando a banda de “positive punk” (termo cunhado pelo repórter Richard North da revista inglesa NME) Southern Death Cult (culto sulista da morte).

The Southern Death Cult que era o nome pelo qual alguns estudiosos descreviam uma tribo que existiu (entre os séculos XIV e XV) no oeste dos EUA perto do rio Mississippi e foi extinta devido às doenças transmitidas pelos brancos. Mas apesar desse fato, sua religião era baseada na morte, e os relatos de seus rituais necrófilos fizeram-na ser reconhecida como tal. Hoje em dia a região é tecnicamente conhecida também como Southeastern Ceremonial Complex. (O guitarrista Justin Sullivan chegou a participar de algumas apresentações da banda depois da saída de Mike Isles).

Southern Death Cult teve relativo sucesso no Reino Unido , a banda excursionou com Theatre of Hate, sendo que em seguida conseguiu fazer shows de abertura para o Bauhaus no final de 1982. Porém Astbury deixou o grupo depois de um show em 26 de fevereiro de 1983.

Os singles do Southern Death Cult, demos e algumas gravações ao vivo foram mais tarde reunidas em uma coletânea de dez músicas e lançadas pela Beggars Banquet em 1983. Este LP chegou ser lançado no Brasil com quatro anos de atraso, licenciado pela RCA em 1987, ano em que sua primeira versão digital saiu no Japão e em seguida na Inglaterra.

Esssa precursora banda do jovem Ian Astbury, que apesar de nascido na Inglaterra (em 14/05/1962, Heswall, Cheshire), tenha passado maior parte de sua infância no Canadá, onde teve contato o com a cultura indígena na reserva Six Nations, marca a fase mais contundente com inspirações indigenas do cantor. Tanto é verdade que resultou nas duas melhores canções do SDC, sendo MOYA e FATMAN. Confiram alguns vídeos.

Anselmo





2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...