minervapop

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

RAUL, PAULO E VAMPIROS

Hoje , 21 de Agosto de 2009, faz 20 anos que Raul Seixas faleceu. Escrever sobre esse genuíno Pop Star Brasileiro, ressaltando sua importância na Música Rock Popular Brasileira é “chover no molhado”. Com certeza você pode encontrar temas e episódios fascinantes do Raul em diversas fontes de informação como Blogs, Jornais, Sites, Livros, ou mesmo em sua própria música.

Porém, eu particularmente acho que a trajetória do Raul teve seu momento de maior expressão quando da sua parceria com Paulo Coelho. Canções como “Medo da Chuva”, “Eu Também Vou Reclamar”, “Al Capone”, “Eu Nasci a 10 Mil Anos Atrás”, dentre outras, ainda são sucessos nas diversas camadas sociais de nosso país. Tem até quem diga que o Raul fazia 100% das músicas e colocava o nome do Paulo para torná-lo conhecido, vai saber....

E falando em Paulo Coelho, gostaria de comentar sobre o Manual Prático do Vampirismo (1985), o qual o próprio Paulo mandou recolher.

O livro tem como base manuscritos que, supostamente, teriam sido recebidos pelo autor por uma pessoa indetificada como Flamínio de Luna. Os textos têm uma crescente de informações: definição, origem, localização dos clãs, tipos de vampirismo, etc.

Eu li essa obra há muitos anos atrás, na minha adolescência, e tenho que confessar que não é um livro muito bom, apesar de achar muito divertido na época. E convenhamos, com os autores medianos que exploram o assunto atualmente, não custa nada conferir. Fica aí minha sugestão.

Mesmo fora de catálogo, você pode ter acesso ao texto na Net (se estivesse no mercado diria pra vocês comprarem!). Muitos têm medo do livro, por ter a fama de amaldiçoado. Na boa, uma obra que tem até uma “introdução/mensagem” do Jorge Mautner, não deve ser tão perigoso assim.

E como o próprio Raul disse “O homem tem direito de pensar o que ele quiser, de escrever o que ele quiser”.

Boa Leitura.

Anselmo



5 comentários:

  1. Salve Raul Seixas! Ótima lembrança e bom texto Anselmo! Sem querer politizar, mas nessa fase que estamos lá na capitá, é inevitável lembrar da velha frase: "tá vendo tudo, e fica aí parado, com cara de viado que viu um caxinguelê". Abraço. Leo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Leo.... muito obrigado por sempre passar por aqui!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Raul Seixas, deixou, sem dúvida, uma extensa obra musical, tanto a produzida com Paulo Coelho como com outros parceiros. "Eu nasci a 100 anos atrás", talvez seja a música mais lembrada do Raul, tanto pelos seus contemporâneos como pela gerações que vieram depois.

    Um abraço,
    Pedro.

    ResponderExcluir
  4. Raul foi um artista completo. Inteligente, bem humorado e que amava rock!
    Parabéns pelo blog informativo!
    Obrigada pela visita no Blog Pensando Alto!

    Clarissa F. do Rêgo Barros

    ResponderExcluir
  5. Valeu Clarissa pela sua visita!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...