minervapop

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

BUZZCOCKS - VIVA A ORIGINALIDADE


No dia 12 de junho deste ano, data em que criamos o Minerva Pop, foi escrito o primeiro post. Ainda em forma de teste e com o intuito de iniciar a brincadeira aqui pelos novatos.

Foi um post dedicado ao Lux Interior do Cramps que havia morrido. Aliás o fato do falecimento do cara não ter saído em nenhum veículo da grande mídia revoltou o Anselmo, que ficou sabendo através da triste notícia por mim, que havia lido em alguns blogs sobre o ocorrido. Isso deu mais força a nossa idéia de criar um blog nosso para falar de coisas e notícias que achássemos interessantes ou importantes.

Naquele primeiro post o Anselmo escreveu sobre os "pacotes de amostra grátis e inofensiva de rock", sugerindo aos mais jovens que buscassem pelo som dos Cramps ao invés de Fall Out Boy,etc. Já dava para perceber que o blog não seria muito amigo destas bandas de punk pop água com acúcar também conhecidas como banda "emo", abreviatura de emocore, ou hardcore com emoção.

Mas tem quem goste e como eu sempre digo, antes a molecada curtir uma banda de rock inofensiva e "bunda mole" do que engolir o lixo que é produzido e enfiado goela abaixo na massa pelos grandes veículos de comunicação. Por esta razão procuro respeitar, mesmo sem gostar.

Então hoje decidi escrever um pouco sobre os avós deste chamado punk pop. Os Buzzcocks.

Já ouvi gente que acha super diferente uma banda falar de amor mesmo fazendo um som mais rápido e que pensa que algumas destas bandas emo trazem um conceito novo para o punk rock (estou falando de estilo musical e não atitude).

Não, não, não. Mil vezes não! Formado em 1975, os Buzzcocks fizeram parte do movimento punk inglês de 77 e se caracterizaram por manterem um distanciamento politico em suas letras, em contraste com a rebeldia dos Sex Pistols e a consciência do Clash (deuses!). Eles preferiam falar de amor, muitas vezes sem grandes compromissos.

Pois é, em pleno final dos anos 70 surgia uma banda punk com uma letra sensível como "Ever Fallen in Love". Fora as melodias pegajosas que grudam na nossa cabeça e nos fazem querer ouvir sempre mais.

Por conta de uma briga com a gravadora, a banda acabou em 1981. Depois de quase uma década parada, retornou em 1989 para uma turnê nos EUA e em 1990 decidiram voltar de forma oficial.

De lá para cá, gravaram alguns bons discos de estúdio e tocaram no Brasil algumas vezes. Para mim dois shows foram marcantes. A primeira vez que os vi, nos extinto Aeroanta num show marcado para uma segunda-feira a noite que começou quase as 3:00 horas da manhã da terça, mas valeu toda a espera (lembra Pancho? ). E o show que eles fizeram no Olympia, com a casa quase lotada só que por ironia do destino a maioria da galera estava lá para ver a banda de abertura, que era o CPM22 ainda na fase independente, mas já adorado pela garotada.

Todos os discos são bons, mas se você puder, recomendo a coletânea de singles lançada em 1979 chamada "Singles Going Steady". Disco perfeito e essencial em qualquer coleção de rock.

É isso. Mais uma das minhas preferidas. Abaixo a clássica "Ever Fallen in Love" e "Promisses", em performances de quase 30 anos atrás.


Sandro




Um comentário:

  1. Aeh brother...grande lembrança...depois dessa vou me dedicar mais aos Buzzcocks!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...