minervapop

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CARNAVAL - Mardi Gras


O Carnaval tem sua origem no fato do imediatismo do homem, ou seja, se algo vai faltar ou será proibido nos próximos dias, vamos “detonar” hoje.

O resumo da história é o seguinte: com a determinação da Semana Santa pela Igreja Católica no século XI, o povo decidiu festejar, se empanturrar com o que lhe seria privado nos dias que antecediam a "Quaresma".

Isso originou a palavra que significa o “desprendimento aos prazeres da carne”,” carna vale”, ou simplesmente Carnaval. Nos Estados Unidos e em alguns países de língua inglesa é conhecido pelo nome francês Mardi Gras (terça-feira gorda).

As máscaras, carros alegóricos, fantasias, bailes, surgiram no período do Renascimento. Estes elementos foram incorporados nessa festa popular em Veneza, Viena, New Orleans e principalmente nos desfiles de Carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Eu particularmente não participo nem acompanho as festas de Carnaval, porém pela forma de como é feita pelo povo, deve ser respeitado como uma parte importante de nossa cultura brasileira.

Mas eu confesso que já cantei e pulei “Carnaval”, mais precisamente no final dos anos 80, com o show da “turnê” do disco “Carnaval” (1988) do Barão Vermelho, na antiga casa de shows em São Paulo chamado “Dama Xoc”. Segue a música abaixo.

Anselmo


2 comentários:

  1. É muito conhecimento! Valeu Anselmo! Eu, apesar de pular sim o Carnaval e ser X9-Paulistana de coração não conhecia essa origem da nossa festa! Abração! Leo.

    ResponderExcluir
  2. Fala Léo!!!! beleza!!!! Em São Paulo não tenho preferencias de escola de samba...só não acho legal quando mistura com futebol....

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...