minervapop

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

RORY, um GALLAGHER "gente fina"!

Humildemente, me sinto bem á vontade pra comentar sobre os irmãos Gallagher (Liam e Noel) e sua multiplatinada banda OASIS, pois acompanho esses temperamentais músicos desde seus primeiros álbuns Definitely Maybe (1994) e (What´s the Story) Morning Glory? (1995). Ambos excelentes trabalhos, recomendados para a discoteca básica de qualquer “roqueiro”.

Mas infelizmente (ou felizmente), pelo menos para mim, é muito importante a empatia do artista para com o público, mesmo que falsa, quero dizer, caso o cara seja um “boçal”, cheio de “manias” e excentricidades, que as guarde para ele. Esta postura fez com que eu não fosse aos shows do OASIS no Brasil, desculpem, mas não queria correr o risco de ouvir um desaforo.

Mas nem tudo está perdido. E sabem por quê? Simplesmente porque um dia existiu uma guitarrista irlandês, que tocava e cantava blues e rock’n’roll como poucos, e por acaso também se chamava Gallagher. Porém era um cara “gente boa”, simpático, e divertido. Senhoras e Senhores, esse foi Rory Gallagher.

Rory Gallagher nasceu em 02 de março de 1948 em Ballyshannon, Condado de Donegal na Irlanda – Faleceu em 14 de junho de 1995, em Londres, após uma cirurgia de transplante de fígado, aos 47 anos.

Não vou ficar aqui comentando sobre a vida de Rory Gallagher, basta vocês acessarem a Wikipédia, All Music, ou Google e procurem sobre sua obra, todos os discos são bons, impressionante. Mas pra começar recomendo “Irish Tour 94” e "Calling Card" (1976), este último produzido por Roger Glover do Deep Purple.

Uma dica, procure o DVD “Rory Gallagher – Shadow Play” – 5 Concerts 1976-1990”, que saiu pela ST2. São registros de apresentações “ao vivo” no programa da TV alemã Rockpalast. 595 minutos de excelente música, boa qualidade de vídeo e entrevistas. Só tem um ponto negativo, não tem legendas.

Na época de sua morte, Bono Vox (U2) falou: “Rory foi um dos grandes guitarristas de todos os tempos e um grande cavalheiro, uma pessoa muito simples.”


Seguem alguns vídeos, que não são do DVD indicado.



Anselmo
















2 comentários:

  1. Prefiro esse Gallagher to que os 2 do Oasis, que realmente são torpes e casca-grossas, além de ter uma " vozinha" enjoada. Mas a primeiro clip lembra um pouco " Going to California" do LED. Muito bem tocado e com uma boa levada... Bela descoberta. Vou pesquisar mais sobre Rory Gallagher -= e quem é bom, morre cedo. Que coisa - só 47 anos! Abraço aos Minervas.

    ResponderExcluir
  2. Fala Flavião!!!!! Que legal que voce escreveu brother!!!!!!

    Sua participação é mais do que bem vinda!!!!

    Um Abraço!!!!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...