minervapop

terça-feira, 4 de maio de 2010

HOJE É DIA DE FUTEBOL NO MINERVA POP

Calma pessoal. Como já deixamos explícito por aqui, apesar de sermos absolutamente fanáticos por futebol e pelos nossos respectivos times, o futebol, assim com política e religião não faz parte dos temas à serem abordados pelo blog. Apenas esbarramos nestes assuntos, desde que o pano de fundo seja alguma obra relacionada a música, cinema ou literatura. É um acordo que achamos válido e continuamos seguindo.

Então o post de hoje é plural, mas muito direcionado aos fãs de futebol que acompanham o blog. Vou deixar uma dica e um convite.

Primeiro a dica, que pode não ser novidade para muita gente, mas será muito preciosa para quem ainda não conhece ou só ouviu falar.

Falo do Fantasy Game de futebol conceituado pelo portal Globo.com. O nome da brincadeira é Cartola FC e está na internet já faz alguns anos. Porém o negócio cresceu muito e desde o ano passado foi incorporado pelo canal por assinatura do sistema Globosat, o Sport TV, que cobre este campeonato paralelo com bastante destaque na sua programação. O negócio virou uma febre e praticamente todos os jornalistas do canal, assim como uma série de jogadores profissionais montam seus times virtuais.

Mas como funciona?
Bom, em linha gerais é o seguinte. Depois de fazer o cadastro no site (atalho aqui), que parece chato, mas é só duas páginas, você monta um time de futebol virtual. Dá um nome a este time, escolhe um distintivo, uma flâmula, a camisa e pronto, está apto para começar.
Todo jogador inicia com 100 cartoletas, que é a moeda oficial do jogo e com este valor, você tem que montar um time com onze jogadores mais um técnico (o esquema tático é a seu critério).
E aí vem o grande barato. Você tem a disposição todos os jogadores que estão disputando o campeonato brasileiro de verdade. Os preços variam de acordo com a qualidade de cada um, só que no decorrer do campeonato e em função de suas atuações, os jogadores ganham ou perdem valor de mercado. Tudo medido através do scout das partidas jogadas pelos times reais. A partir destes números, os critérios de pontuação pré-estabelecidos são aplicados e a cada rodada os participantes recebes um número total de pontos. Também a cada rodada, você pode mudar o time inteiro se quiser, utilizando sua grana lógico. E assim vai até o final do brasileiro.

Tem até premiação para os melhores do mês, etc, mas o grande negócio é a dependência que isso cria. Vira um vício mesmo. Participei nos anos de 2007 e 2008 e fiquei de fora em 2009. A febre que você fica para mudar seu time a tempo antes do fechamento do mercado, para checar se seus jogadores irão atuar, para ver como eles se sairam nas partidas, é absurda. Em 2007, eu ficava preocupado em atualizar meu time virtual lá na China, enquanto estava a trabalho. Coisa de louco.

Então, agora que todos sabem do que se trata, faço o convite. Quando você entra no jogo, de cara já está participando da liga nacional e da liga do seu time de coração. Mas existem uma série de outras ligas que você pode se inscrever. Eu criei uma liga chamada "Minerva Pop Blog". Espero e conto com sua participação nesta brincadeira, que tenho certeza ajuda a aliviar um pouco a carga do dia a dia. Mas corram, porque o jogo começa sábado agora, junto com a primeira roda do campeonato de verdade.

Divirtam-se. Eu recomendo muito. Como amostra da repercussão deixei um vídeo de um programa da Sport TV onde um dos líderes deste jogo virtual participou.

PS: Mulheres que eventualmente não gostem de futebol, passem a dica para seus respectivos amigos, namorados, maridos, rolos, etc.


Sandro

Um comentário:

  1. Aeh Sandro, muito bom!!!!!

    Pelo menos aqui podemos escalar os craques que o Dunga teima em não levar!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...