minervapop

quarta-feira, 19 de maio de 2010

OSAMU TEZUKA - Um Mestre do Mangá


Nós do Minerva Pop sempre temos um espaço para recomendar, discutir, e “falar” sobre histórias em quadrinhos, uma forma de arte e comunicação muito prazerosa e divertida.

Acredito que o gosto pela leitura, filmes e assuntos diretamente ligados ao entretenimento vem desde muito cedo em nossas vidas, na minha particularmente cresceu junto com os desenhos animados da década de 60 e 70, que passavam nas sessões animadas das tardes na TV.

Porém, somente muito tempo depois, fui descobrir que o criador de algumas de minhas séries animadas preferidas quando garoto, foi um dos maiores desenhistas de mangá, Osamu Tezuka.

O Japonês Osamu Tezuka nasceu em 1928 na cidade de Toyonaka e faleceu em Tóquio em 1989. Foi sem dúvida um dos mais influentes mangaká, lembrado no Japão como o “pai do mangá moderno”.

Seu estilo é identificado pelo traço, imagens simples, o enquadramento cinematográfico e o humor. As vezes coloca sua própria “caricatura” de boina e seus óculos grossos.

Quando criança criou um clube para estudos sobre insetos, e com isso adquiriu a capacidade de percepção e preservação do meio ambiente, o que viria a surgir em sua vida futuramente.
Aos dezessete anos, no início do curso de medicina em Osaka em 1945, recebe a incumbência de um desenhar um mangá baseado na história de um amigo, surge daí “Nova Ilha do Tesouro”, o que lhe trouxe certa fama.

A partir desse ponto foram somente clássicos criados por esse artista, “Kimba, o Leão Branco”-1950 (alguns fãs dizem que essa foi a inspiração da Disney para “O Rei Leão”), “Astro Boy” – 1952, uma de suas criações mais famosas, sendo sucesso nos EUA, “A Princesa e o Cavaleiro” – 1953, enorme sucesso no Brasil entre 1973 e 1984, “Phoenix” – 1956, “Black Jack” – 1973, “Buddha” – 1974, considerado uma obra-prima, “Os Três Adolfs” – 1983, dentre outras.

Uma dica pra quem está interessado em conhecer mais a vida desse grande artista, eu recomendo procurar em “sebos” ou “lojas especializadas” os 4 livros da série “Uma Biografia Mangá – Osamu Tezuka”, de autoria de Toshio Ban & Tezuka Productios. Não poderia haver forma melhor de conhecer esse “mestre”, responsável pelos conceitos e técnicas utilizadas, até hoje, na arte do Mangá.

Com dores no abdomên, Tezuka foi internado e acabou morrendo de cancêr de estômago aos sessenta anos, em 1989.


Anselmo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...