minervapop

sábado, 22 de maio de 2010

The SEX PISTOLS: There’ll Always Be an England


Quando o assunto é sobre bandas de “punk rock”, três são unanimidades em qualquer “forum” de discussão: Ramones, The Clash e Sex Pistols (desculpem os mais jovens, mas o que veio depois é cópia). 

Os Ramones “a mais divertida e de espírito adolescente”, o Clash “a mais politizada”, os Sex Pistols os “vagabundos” que fizeram somente um único disco.

Qual é a melhor? Qual contribuiu e influenciou mais as gerações futuras? Será que isso realmente importa?

Eu sei que qualquer opinião exposta é realmente perigosa, e pode gerar uma “confusão” tremenda se não for tratada de forma adequada, e com cuidado que o tema merece. Mas como diria Johnny Rotten: “Fuck Off!”

Apesar de admirar e ter em minha coleção pessoal “todos” os trabalhos dos Ramones e do The Clash, eu ouso a afirmar que não existe álbum de “punk rock” mais viscerál, poderoso, farsante, distorcido, barulhento e politicamente incorreto do que “Never Mind the Bollocks: Here's the Sex Pistols”.

Mesmo não sendo a primeira banda de punk da Inglaterra, os Sex Pistols foram responsáveis de  chamar a atenção mundial para o "movimento" do Reino Unido , e “de quebra” inspiraram diversos artistas do “pós- punk” e “indie rock". Mesmo com uma carreira curta (apenas dois anos e meio, com alguns singles e somente um álbum), o que é bem menor que os trabalhos dos Ramones e The Clash.

Não foi por acaso que o jovem e iniciante Joe Strummer, decidiu sair do seu grupo 101’ers após dividir o palco com os Sex Pistols em um pequeno festival, e logo em seguida formar o The Clash.

Mas até aí, Joe Strummer também declarou: "Se aquele disco do Ramones (o primeiro) não tivesse existido, não sei se teríamos conseguido criar uma cena aqui!"

Porém, apesar de tudo isso, a verdade “nua e crua” é a seguinte: Joey Ramone faleceu em 15 de abril de 2001, Dee Dee Ramone se foi em 05 de junho de 2002, Joe Strummer nos deixou em 22 de dezembro de 2002. E os Pistols?

Os “caras-de-pau” dos integrantes originais dos Sex Pistols (Johnny Rotten, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock), anunciaram sua volta aos palcos em novembro de 2007, na Brixton Academy (Londres), com o objetivo de comemorar os 30 anos de "Never Mind The Bollocks".

Esse trabalho também rendeu o DVD “The Sex Pistols: There’ll Always Be an England”, que registra cinco shows da última volta de Johny Rotten e companhia. Dirigido por Julien Temple, que acompanha o trabalho da banda desde 1976, o longa saiu em DVD e inclui um bônus de 80 minutos, no qual os integrantes da banda visitam a vizinhança em que cresceram, em Londres (no Brasil foi lançado pelo selo “Coqueiro Verde”).

Algums mais “interados” no assunto podem comentar: “poxa, esse DVD foi lançado já faz algum tempo”....porém só pra lembrar, o Minerva Pop não quer ser o primeiro a “dar a notícia”, mas sim ter a melhor qualidade quando comentá-la.

Seguem abaixo alguns “trechos” do DVD.



Anselmo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...