minervapop

terça-feira, 18 de maio de 2010

SKreemR - Música ao seu alcançe

Bom, todos frequentadores deste espaço sabem que o Minerva Pop não é um blog para quem está atrás de download. Já abordamos o tema algumas vezes (leia a mais contundente aqui) e sabemos que existem blogueiros muito mais competentes do que a gente nesta matéria. Alguns deles estão inclusive entre os nossos favoritos aí ao lado direito ou participaram ativamente da discussão motivada pelo post citado.

Mas o post de hoje toca de novo no assunto. Porém, sem dar andamento (por ora) ao debate sobre a legitimidade ou não da disponibilidade de músicas na rede. O texto é mais uma dica do que outra coisa. Ainda que me pareça tardia. 

Pode parecer incrível para os mais experientes e viciados em internet, mas a ação de baixar músicas não é algo tão familiar para grande parte das pessoas. Conheço muitos amigos que tem medo dos links que direcionam aos sites onde os arquivos ficam hospedados (Mega upload, etc). Outros não são tão fãs a ponto de desejar um disco inteiro e querem  apenas conhecer ou possuir algumas músicas. E claro, existem aqueles que não sabem nada mesmo.

Então, a dica que deixo é o SKreemR. O serviço não é novo e eu o uso faz bastante tempo. Com um ambiente bem limpo, o site é na verdade uma espécie de agregador de músicas espalhadas pela rede, principalmente em blogs especializados em mp3 (mas não só). Digitando a música ou artista procurado, aparece toda a série encontrada já em forma de tocadores.

E esse ponto sempre foi uma das maiores sacadas do lugar. Você pode ouvir em streaming a música, para conhecer. 

Mas é aí que a dica chega atrasada. Até umas semanas atrás, gostando e querendo "pegar" a música para você, era só clicar com o botão direito do mouse em cima do título e dar um "salvar como". Pronto, ela já ia rapidamente em formato MP3 para o seu browse. Assim, simples e indolor.

Porém, recentemente eles disponibilizaram a opção de compartilhamento destas músicas, possibilitando que você anexe o som escolhido em seu blog, facebook, twitter, orkut, etc. Um aprimoramento valioso, mas com um efeito colateral grave. Agora só dá para salvar o link e não mais o arquivo. Pelo menos não sem usar um programa específico para isso.

De qualquer forma, a evolução é uma grande notícia para quem quer incorporar músicas em suas páginas pessoais no melhor estilo You Tube. Aqui no Minerva Pop, a estréia do SKreemR como tocador deu-se com o post do U2 (aqui) e depois com o da Camera Obscura (aqui).

Outra coisa, como a reforma no site é recente, vale a pena ficar de olho para ver se funcionalidade de "salvar" não retorna em breve. Vale ainda dizer que o local não é o mais adequado para quem procura por música brasileira, que é quase impossível de achar. Mas garanto que tem muita coisa por lá e vale a pena uma conferida, nem que for para usar como tocador online que funcione como um local para ouvir e descobrir músicas. Fica a recomendação.

Para ilustar o post  Abaixo algumas de minhas músicas preferidas (dentre milhares) que ainda não tinham aparecido por aqui.


Sandro

Sugar - "Helpless"

Sugar - Helpless
Found at skreemr.org

The Clash - "Safe European Home"

Safe European Home
Found at skreemr.org

Nirvana - "Stay Way"

Nirvana - Stay Away
Found at skreemr.org

Smashing Pumpkins - "Disarm"

The Smashing Pumpkins - Disarm
Found at skreemr.org

Manic Street Preachers - "Let Robeson Sing"

manic street preachers - let robeson sing
Found at skreemr.org

4 comentários:

  1. Coisas de um retardado...
    Acabei de postar, são duas da manhã e eu escutei todas as músicas inteiras de novo, aqui no ambiente do blog. Simplesmente não consegui dar o stop antes de terminar...
    Vai entender...

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Que diabos é esse Sugar? Onde ela estava antes?
    A música é muito, muito legal. Mais um para a lista!
    Bj
    Danny

    ResponderExcluir
  3. Aeh parceiro.....voce já havia falado e usado ...vou conferir.

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Conhecia o serviço e achava bem prático. Pena que ficou difícil para baixar.
    Gostei da seleção das músicas.
    Bjs
    Adriana

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...