minervapop

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A ESTRATÉGIA DE LILITH - O BOM E VELHO SUBMUNDO


Como todos já devem ter percebido, os titulares aqui do Minerva Pop adoram ler. Tanto eu como o Anselmo somos apaixonados pela literatura. No meu caso, desenvolvi um tipo de ecletismo que me permite intercalar sem constrangimentos livros sobre música, política, terror, biografias, clássicos universais, cinema, literatura contemporânea, policial, artes, administração, história, clássicos da literatura portuguesa, jornalismo e claro literatura pop.

O caso é que para mim, escrever um bom livro parece tarefa para um ser superior. Não estou falando de gênios como Dostoiévski, Cervantes, Jane Austen, Kafka, George Orwell, Albert Camus, Joseph Conrad, Edgar Alan Poe, Saramago, Machado de Assis, Eça de Queiros e outros.

Estou falando de ótimos autores da chamada literatura pop (leia mais aqui e aqui), que mesmo não sendo muito bem vistos por críticos mais eruditos, possuem uma narrativa tão fascinante que nos fazem invejá-los.

Porém o post é de um livro que foge um pouco desta minha regra. É um livro muito bom, de literatura pop, mas escrito com uma simplicidade que desmistifica a questão do escritor como um ser superior (de novo, não valem os gênios!).

Falo de "A Estratégia de Lilith", escrito por Alex Antunes e lançado em 2001 pela editora Conrad.

Antunes não é propriamente um escritor (este é seu primeiro e único livro publicado), mas sim um jornalista cultural de tradição. Foi editor das revistas Bizz e Set, trabalhou nas redações do Estado de SP, Folha de SP, Veja e atualmente colabora com a revista Rolling Stone Brasil.

Em "A Estratégia de Lilith", assim como o autor, o personagem principal chama-se Alex Antunes e mora na Rua Augusta, famoso e clássico reduto boêmio de São Paulo. O cara é ousado, escrevendo um livro com clara inspiração autobiográfica e dando um tempero especial de ficção que apimenta ainda mais a trama.

Começa com o jornalista sendo demitido de seu emprego pela chefe que também é sua amante. O resultado disso é que além do trabalho, vai-se embora também o relacionamento baseado no sexo que os dois levavam.

Desempregado, Alex nos mostra o cotidiano de seu mundo vivido na atmosfera marginal da Augusta e povoado por diferentes tipos de personagens femininas, tais como a diarista gostosa que vira amante, a prostituta vizinha e fornecedora que vira amiga, a esposa de um promotor de shows do Recife que vira um caso rápido, a jornalista namorada de um crítico que é assediada e a cubana tão maravilhosa quanto misteriosa que praticamente o enlouquece. Tudo recheado de altas doses de sexo, sem muito pudor na escrita.

Mas Alex é um homem angustiado e pronto para viver experiências que possam lhe trazer a resposta para o dilema: "O que, afinal, as mulheres querem?". Isso o leva a se iniciar em rituais neo-xamânicos de transe, onde o chá com "plantas de poder" vai ficando cada vez mais forte e as sensações cada vez mais estranhas.

Nesta cenário aparece Sish. Uma voz feminina que é despertada durante um destes transes e passa a aconselhá-lo, além de co-escrever o livro. Esta personagem é um espírito que leva Alex a mudar sua visão machista e oportunista de ver o mundo, empurando-o cada vez mais para um lado místico.

A apresentação oficial do livro diz: "A Estratégia de Lilith dá uma vista lunar e impiedosa dos universos paralelos do sexo e dos misticismo. Misturando gente falsa com nomes verdadeiros, gente verdadeira com nomes falsos, situações reais deslocadas no tempo e no espaço, situações inventadas e rigorosamente verídicas (as mais absurdas da trama), Alex e Sish nos dão um estranho retrato dos ritmos secretos de uma megalópole como São Paulo. Estranho e estranhamente parecido com a vida".

Enfim, trata-se de uma experiência que recomendo.

Não vai marcar a vida de ninguém mas é diferente e muito gostoso de ler. Além de agradável, a leitura é muito fácil, o que faz que você termine a obra em menos de uma semana. Só não é muito indicado para pessoas muito pudicas que podem se escandalizar com alguns relatos.

Como informação final, vale dizer que o livro está sendo adaptado para os cinemas pelas mãos do diretor Francisco César Filho. O filme vai se chamar "Augustas". Em breve veremos Sish na telas.


Sandro

4 comentários:

  1. Sandro,

    ótima dica..Lilith é uma figura "mitológica", se é que podemos chamar assim, fascinante.

    Anselmo

    ResponderExcluir
  2. Este livro não conheço ainda, mas parece-me bem interessante.
    Eu tb adoro ler e leio todo o tipo de livros, apesar de infelizmente, não estar a apreciar o que estou a ler neste momento e assim demorar mais tempo a acabá-lo (não consigo começar um, sem acabar o que estou a ler).
    Mas fica a dica para uma futura compra ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Putz!!!!
    Eu li este livro uma cara atrás! É foda! Coisa de vagabundo nato! Underground na veia.

    Abracos

    Eriko

    ResponderExcluir
  4. Existe uma Lilith no livro "Black Flag de Valério Evangelisti da Conrad" bem como um Lobisomem muito estralho!
    Legal esse blog, só que tá muito POP!
    Abraços
    José Marti

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...