minervapop

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ROSTROPOVICH - Suítes de Bach

Existem músicas que ouvimos uma vez na vida e não nos esquecemos nunca. Não sabemos ao certo quando ou onde, podemos até ficar muitos anos sem ouvi-la, mas quando nos deparamos com ela, é como se encontrássemos uma pessoa querida, que de uma forma ou de outra está sempre por perto.

Para mim, uma obra em especial são as “Seis Suítes Para Violoncelo Solo” de Johann Sebastian Bach. Alemão (1685 – 1750), grande compositor e organista, figura referencia da “Era Barroca” da música clássica.

Dessas suítes, a minha preferida é a Nr.1(Prelude), muito popular e sempre utilizada em publicidade, eventos, e recentemente em comerciais de TV (talvez por isso, esteja sempre presente em minha vida).

Porém para executar essas obras com “maestria” temos que contar com o talento de grandes artistas, e nesse caso gostaria de citar o maior violoncelista do século 20: Mstislav Leopoldovitch Rostropovich (27 de março de 1927 - 27 de abril de 2007).

De origem russa, quando jovem mudou-se com a família para Moscou com intuito de estudar no conservatório da capital onde estreou várias obras, e por seu talento e trabalho chegou a docente da instituição.

Sempre foi um defensor da liberdade artística , da liberdade de expressão e da democracia, o que resultou em censura pelo partido comunista soviético. Por isso, fugiu da então URSS em 1974 e em 1978 teria sua cidadania soviética revogada, chegando até a se naturalizar americano posteriormente. Somente no período do governo de Mikhail Gorbachov conseguiu retornar a seu país.

Um fato que demonstra bem o seu estilo, foi quando em 1989, dias após a queda do Muro de Berlim, Rostropovich pegou seu violoncelo , viajou até Berlim, e fez um concerto de improviso, não anunciado, ao lado dos escombros do muro.

Segue abaixo um momento único, com Rostropovich executando a Suíte Nr.1 (Prelude) para violoncelo, de Bach.

Anselmo



4 comentários:

  1. Hellow pessoal do Minerva, que capricho nas postagens hã!!
    Isso é o que se chama por aí de cosmopolitismo cultural, um dia tem AC/DC, outro dia o New Model Army, hoje tem o Rostro... Que ótimo, estou adorando isso.
    Tenho um amigo meu que adora parafrasear Nietzsche, dizendo "A vida sem Bach seria um erro". Uma pergunta para vc, Anselmo: Tu não acha que Bach foi o maior gênio da Música?
    De minha parte, penso que só o gigantismo de seu legado musical já é uma evidência de genialidade (acredito que, após baixar a integral das Cantatas, vou ter arquivado quase 12 gigas de músicas de Bach - é muita coisa!)
    É isso, abrasssssssssssssssssssssss!!

    ResponderExcluir
  2. Penso que Nietzche disse que a vida sem música seria um erro ... claro que como a música sem Bach também estaria errada a coisa será provavelmente equivalente :-) Quanto a estas suites são música no estado puro ... Por acaso adoro Rostropovich embora não neste tipo de reportório. Para este recomendo Pablo Casals o responsável por estas obras terem voltado a fazer parte do reportório de Violoncelo. Isto dito excelente post !

    Oiçam Casals aqui: http://www.youtube.com/watch?v=VhcjeZ3o5us

    ResponderExcluir
  3. É vero, Nietz... disse essa frase mesmo, meu amigo adaptou-a um pouquinho - mas dá na mesma.
    Entre intérpretes e intérpretes, tem um que gosto também, além do Casals, do Yo-Yo Ma, do Rostrop. Tu conheçe o Sigiswald Kujiken e o seu violoncelo de ombro? Veja então no youtube, é bem interessante a sua interpretaçào na Viola de Spalla.
    Abrassssss

    ResponderExcluir
  4. Aeh pessoal....muito obtigado pela participação!!!! É isso que nós do minervapop queremos: troca de idéias!!!!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...