minervapop

terça-feira, 13 de outubro de 2009

BASTARDOS INGLÓRIOS - É SÓ UM FILME DE GUERRA DO TARANTINO?

Bom, a grande maioria de vocês já deve ter ouvido falar do último filme do cineasta Quentin Tarantino. É assunto desde quando estava sendo filmado.

Confesso que não acompanhei muito de perto este processo, optando apenas por aguardar o lançamento oficial. Também não tive a preocupação de ler críticas e buscar mais detalhes sobre o filme antes de assistí-lo.

É um hábito que tenho quando se trata de filmes de diretores que são fundamentais dentro do meu gosto cinematográfico. Faço isso com lançamentos de Martin Scorsese, Roman Polanski, David Cronenberg, David Lynch, Woody Allen, Lars Von Trier, M.Night Shyamalan, Francis Coppola, Clint Eastwood, Fernando Meirelles e mais alguns, Tarantino incluso, é claro.

Não procuro muita informação, fora a básica sobre os filmes. Saiu, vou lá, assisto e tiro minhas próprias conclusões. Para mim existe uma categoria de diretores de cinema que me obrigam a assistí-los independente da obra em questão. Aplico esta regrinha particular faz tempo (em "De Olhos Bem Fechados", por exemplo) e quase sempre dá certo. Não há decepção.

Pois bem, ontem fui ver "Bastardos Inglórios", o chamado "épico de guerra" de Quentin Tarantino. Eu já tinha até comentado sobre ele em um post sobre o impagável vídeo do Selton Melo e Seu Jorge falando só sobre o cara (leia aqui ) e claro, tinha toda uma expectativa para ver se era do mesmo nível de sua filmografia.

A sinopse do Cinemark não anima muito: "Na França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra, grupo de soldados judeus americanos tem como missão espalhar o terror pelo Terceiro Reich". Mas o roteiro é bem mais complexo. Na verdade trata duas narrativas em paralelo, fazendo com que ambas se encontrem somente na parte final do filme.

Em uma delas, a judia Shoshanna (vivida pela atriz francesa Mélanie Laurent), sobrevive a execução de toda sua familía por um oficial da SS e anos depois, quando já é dona de um cinema em Paris, vislumbra a chance de vingar-se do regime nazista em grande estilo.

Na outra narrativa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt, muito bem, como de costume), forma e lidera o grupo que dá nome ao filme e que tem como finalidade exterminar todo nazista que encontrar pela frente. Não sei se precisa dizer, mas a dose de violência empregada pelos Bastardos é altíssima, como era de se esperar de um filme do Tarantino.

Não vou entrar mais em detalhes. Apenas recomendo "Bastardos Inglórios" a todos amigos aqui do blog. O filme é realmente muito bom. Ágil nas cenas de ação, intenso nas cenas com longos diálogos (muitas vezes em francês ou alemão) e com a direção peculiar de Tarantino, ou seja, camera nervosa o tempo todo. O fato é que a tensão e o suspense estão presentes durante toda a trama. Toda cena gera uma expectativa sobre seu desfecho e prende o espectador, que nem sente o tempo passar nas duas horas e meia que fica no cinema.
Preciso ressaltar ainda a atuação do ator austríaco Christoph Waltz que interpreta de forma sublime o coronel nazista Landa (chefe da SS), personagem central e fundamental dentro do roteiro. Vale também lembrar que apesar dos grandes líderes do regime nazista estarem representados no filme, não há nenhuma relação histórica dentro do roteiro, que é uma apenas uma fábula baseada na segunda guerra mundial.

Enfim, o que eu queria dizer quando resolvi escrever este post sobre um filme com grande divulgação na mídia é que "Bastardos Inglórios" é mais do que o filme de guerra do Tarantino. É sim, cinema da mais alta qualidade.


Sandro









8 comentários:

  1. Bom, Tarantino é Tarantino. Apesar de não ter ouvido críticas favoráveis desde o início de sua filmagem, Bastardos Inglórios era de fato uma obrigação pra mim. Depois do aval do Sandro.....vou assistir nesse final de semana!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  2. OLá Minerva,

    ótimo Blofg e conteúdo.

    Não acho que Bastardos seja um filme de guerra. É uma comédia, uma brincadeira do Tarantino e por sinal muito, mais muito divertida e com incríveis referencias a filmes e com uma trilha musical perfeita de Ennio Morricone à David Bowie!

    Também postei sobre o filme no meu blog...
    www.cinemarodrigo.blogspot.com

    Bjs, da uma passada lá!

    ResponderExcluir
  3. Tarantino é um sacana!!!

    ADOREI a visita de vcs ao meu blogue!

    Até linquei o MINERVAPOP lá.


    abração.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ver esse filme, mas acho que só o vou conseguir ver quando sair em DVD.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu esperei ansiosa pra ver Inglorious Basterds e não me arrependi, pra mim foi um dos melhores do ano!

    Não tem como não gostar do filme... quem ama cinema, ama Tarantino e suas peculiaridades... cinema à moda antiga, total negação a era digital, tudo em película. Faz homenagem aos cinéfilos nas entrelinhas do seu filme, mencionando outros filmes e tendo o cinema como clímax de Inglorious Basterds... e fazer piada de americano sendo americano, só mesmo Tarantino hehehe

    Incrível!!!

    ResponderExcluir
  6. Este filme é demais! Queria saber como os americanos encararam um filme que metade do tempo não é falado em inglês. Tiveram que por um monte de legenda para eles.
    Nível do Tarantino, ou seja, nota 10.

    Danny

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos pela visita!
    É isso, Tarantino está entre os prediletos da casa.....

    Sandro

    ResponderExcluir
  8. Sandro:
    Ótimo texto sobre o filme, o qual também assisti por ser fã de Tarantino e gostei do filme.
    Um detalhe que passa desapercebido por muitos: um dos alemães escalpelados tem a cara do Tarantino!
    Abraços.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...