minervapop

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

WATCHMEN - Motion Comic

A série WATCHMEN, com suas 12 edições escritas por Alan Moore, desenhadas por Dave Gibbons e publicada originalmente nos anos de 1986 e 1987, foram um marco no universo dos quadrinhos. Particularmente pra mim que, junto com a Piada Mortal (também de Alan Moore), me motivaram para a leitura de Graphic Novels de qualidade, tanto nacionais (Mutarelli, Angeli, Laerte, Marcatti) como internacionais.

A trama se passa em 1985 nos USA, onde a Gerra Fria e os conflitos políticos com a URSS são intensos. O estopim se dá após a morte do vigilante conhecido como Comediante (Edward Blake), onde toda uma conspiração começa a ser investigada pelo psicótico e perturbado anti-herói Rorschach (Walter Kovacs).

A HQ quebrou tabus na época, trazendo questões mais “reais” para uma história de Heróis como, o estupro, o uso de drogas, valores éticos, violência exagerada, questões políticas. Uma adaptação para o cinema foi lançada em 06 de março de 2009.

Porém, para quem tem interesse em conferir a Graphic Novel, mas não gostaria de desembolsar muito dinheiro em versões encadernadas de luxo, ou mesmo não tem tempo de ler toda a obra, a dica é “Watchmen – o Completo Motion Comic”(2009).

Trata-se da caixa com dois DVD´s lançada pela Warner Premiere, onde a Revista em Quadrinhos original ganha uma versão digital, página por página.

É muito interessante, você poderá “assistir” as páginas da HQ com áudio, legendas e toda uma “dramatização”. Para os fãs mais velhos, a obra lembra um pouco “aqueles” antigos seriados da Marvel dos anos 60 (Namor, Thor, Capitão América, Homem de Ferro) que passavam nas tardes da semana, no programa do Capitão Asa (claro que numa versão muito mais moderna e melhor acabada).

O final de cada capítulo faz referência a uma música de artistas consagrados, como: Desolation Row (Bob Dylan), Neighborhood Threat (Iggy Pop e David Bowie), A Cavalgada das Valquírias (Wagner), The Comedians (Elvis Costello), Walking on the Moon (The Police), St. Stephen (Grateful Dead), Unforgettable (Nat King Cole), You’re My Thrill (Billie Holiday), All Along The Watchtower (Jimmi Hendrix –versão do Bob Dylan).

Para quem leu o original á alguns anos, pode “reviver” a experiência de uma forma diferente, com uma mídia até mais rica. Claro que nada substitui uma boa leitura, mas nesse caso, eu recomendo.

Anselmo

6 comentários:

  1. Anselmo,

    Também sou fã de Wathmen e acho o Alan Moore um gênio.
    Esta obra transcende as HQs na forma que costumávamos conhecer. Leitura obrigatória.
    Outra forma de iniciar-se na história, é pelo filme homônimo lançado no ano passado. Não substitui em qualidade os quadrinhos, mas foi filmado com competência e fidelidade á história original.

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Aqui é o Felipe do Música Para Seus Ouvidos. Interessante o blog de vocês, também sou um grande fã de Watchmen!

    Adicionei vocês na lista de blogs. Um Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este blog é honesto e muito original. Parabéns!
    Adorei
    Banana Pop

    ResponderExcluir
  4. Valeu Felipe por adicionar a gente em sua lista.....RR o Banana Pop também é bem direto e interessante!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. A hq é muito boa, não há quase nada que ela apresenta que já não teria sido feito antes. Além disto, fato para quem viveu à epoca, Cavaleiro Das Trevas é a maior influência dos comics.

    ResponderExcluir
  6. Felipe e RR , valeu a visita.

    Cavaleiro da Trevas de Frank Miller é sensacional....mas não podemos esquecer de V-de Vingança....

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...