minervapop

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BRASILEIRO É PAPAGAIO DE AMERICANO!

Estava eu assistindo o documentário “Waldick, Sempre no Meu Coração”(2007), dirigido por Patrícia Pillar , sobre a vida do cantor Waldick Soriano.

E um dos trechos do filme Waldick , ligeiramente embriagado, olha pra canera e diz: “Brasileiro é Papagaio de Americano”. Aquilo me atingiu em cheio, anos de terapia que foram economizados em uma só frase.

Será que é isso mesmo? Será que não somos capazes de ter nossa própria e original inspiração pro Rock´n´Roll e música Pop, vamos sempre esbarrar na supremacia americana e inglesa? Ou estou exagerando? Por favor, não venham com aquela conversa de que a música brasileira é muito rica, Viva a Bossa Nova!....Pra quem acompanha o blog, nem preciso ficar explicando nossa posição aqui né?!

Lembro bem nos anos 80 que algumas bandas e compositores eram e (ainda são) tidos como herois, líderes de uma geração. Mas será isso mesmo, ou foram apenas filhos de Generais, Brigadeiros, Diplomatas, Políticos, os quais os pais traziam do exterior (em primeira mão) os álbuns do The Clash, Joy Division, Smiths, Police, Sex Pistols, Ramones , e na mais natural empolgação juvenil , esses “garotos afortunados” “imitavam” os ídolos com suas bandas de garagem. Consequência disso,a “mulecada comum” (que na época nem sonhava com internet) achava que os caras eram os “fodões” e “poetas”.

Até parece que “descobri a América”! Basta olhar o visual e a linha sonora das bandas dos anos 80.

Os Paralamas do Sucesso eram The Police descarado, a forma de tocar bateria João Barone era inspirada no Stewart Copeland. O Reggae , o Ska, são matéria-prima básica. Um verdadeiro “Reggatta de Blanc”.

O Ira , na minha opinião era The Who no melhor dos sentidos. Riffs poderosos e cozinha pesada. Tinha pitadas de The Clash e The Jam (vide Start e Londe de Tudo).

O Legião Urbana tinha um pouco de tudo. Smiths, Morrison. Trecho de Velvet Underground de Waiting for the Man (hey white boy/what are you doin´in the town?) em “Mais do Mesmo” ("hey menino branco/ o que você faz aqui?"). Além da semelhança de “Que país e esse” com “I don´t Care” dos Ramones. A habilidade com as palavras do "garoto enxaqueca" era notória, mas o trecho "Tire suas mãos de mim/ eu não pertenço a você" usado na canção " Será" , que vem de "Take your hands off me/ I don't belong to you", de "Say Hello Wave Goodbye do Soft Cell" é descarado.

Os Paulistas Titãs traduzem “Your kiss so sweet/ Your sweat so sour/ Sometimes I think I love you/ But I know it's only lust” de "Damaged Goods"em “Coração e Mentes”: "Seu beijo é tão doce, seu suor é tão salgado... Às vezes acho que te amo, às vezes acho que é só sexo". Sem contar a admiração de Arnaldo Antunes por David Byrne .

O Camisa de Venus foi o mais peculiar, e divertido. "Controle total" (versão para o português, de "Complete control", do Clash). "Sílvia" ("inspirada" em "Sorrow", do David Bowie), "Passa tempo" ( de "That´s entertainment", do Jam), "O adventista" ( "I believe", dos Buzzcocks) e "Só o fim" ("Gimme shelter" dos Stones). Tem também "Meu Primo Zé"("My Perfect Cousin", do Undertones).

Pra falar também da "Jovem Guarda", eu particularmente notei grande semelhança com "Eu sou terrível" do Rei Roberto com "From a Buick 6" do Bob Dylan (será delírio da minha parte?).

Claro que as vezes os “gringos” se inspiram nos cantores brasileiros, como foi o caso do empréstimo do Rod Stewart da canção do Jorge Benjor (Taj Mahal), para o Refrão "Do You Think I'm Sexy?". Sem contar a “pagação de pau” do Sting pro Tom Jobim.

Me lembro também de uma entrevista concedida pelo Mutante Sergio Dias , onde ele contou de quando se encontrou com Sean Lennon(Filho de John) e este perguntou: Cara sou seu fã! De onde vem sua inspiração? Sergio respondeu: Do seu pai, porra! (Não sei se foi exatamente assim , mas ficou legal!)

Não estou aqui dizendo o que é certo ou errado, acusando este ou aquele, no final o que vale é a diversão, e fazer pessoal cantar as canções. Sempre vão haver as comparações e similaridades, afinal são canções POP de base simples. Como diria Stravinsky: "os bons compositores não pedem emprestado, eles roubam". (Eu também pesquisei um monte blog e artigos pra ter matéria pra esse post!)

E afinal , o Waldick Soriano não lembra o Johnny Cash? (ou será o contrário?!)

Seguem abaixo, o trailer do filme do Waldick, e algumas "inspirações" hilárias, veja se voces identificam.

Anselmo








6 comentários:

  1. É verdade. Um monte de gente que é endeusado aqui, não passa de chupim.
    Fora os atuais, tipo estes emos que são a imitação da imitação. Achar que o Renato Russo era poeta, é brincadeira.....

    Sergio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Anselmo, excelente post. De acordo!
    Eu não vejo problema algum nas influências de cada artista e é claro que é preciso uma boa dose de talento para pegar as inspirações e transformá-las em algo novo (as vezes, nem tanto).
    O que sempre me incomodou é ver muitas pessoas confundindo artitas inteligentes e muito bem informados com gênios ou "poetas". E o pior é que grande parte da mídia, menos informada que estes artistas, cai nessa também.


    PS: Até respeito o Marcelo Nova, mas este vídeo do Camisa de Venus é constrangedor....


    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir
  3. Valeu Anselmo! Eu apóio você pra ministro da cultura!!! Vou já pra Brasília... Abraço! Leo.

    ResponderExcluir
  4. Anselmo, você é um salame!!! E a embolada, o maracatu e o frevo??? São cópias de qual do seus ídolos gringos??? O samba foi copiado por Donga depois de uma viagem a Seattle??? Renato Borghetti copiou a levada dura da sanfona de qual tecladista inglês??? Só faltam essas pra sua coleção!!! Leo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo....meu Brother...não fica bravo....como disse no começo do Post, não estou falando de MPB....nosso blog não se interessa por esse seguimento.....os comentários são somente sobre Rock´n´Roll....o Samba , assim como o Blues e o Jazz e o Rock tem a mesma origem, os abençoados negros e sua cultura Africana...se vc prefere o Paulinho da Viola, ponto pra voce...legal....mas nós preferimos o Robert Johnson.... quanto ao Borghetti...prefiro o original, Astor Piazzolla.

    Depois a gente discute com uma Breja no Alemão!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  6. Anselminho, daí é óbvio...o rock brasileiro não só é como deve ser cópia do americano...afinal...ROCK´n´ROLL não me parece um nome tipicamente brasileiro! Sobre o Piazolla, ele é, assim como o Borghetti, nativo dos pampas, sendo assim, um é tão original quanto o outro! E já que você "proibiu" a MPB no blog,eu fui ouvir uma gringaiada - Kings of Leon - gostei muito! Ponto pra vocês! Abraço! Leo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...