minervapop

sábado, 31 de outubro de 2009

A FITA BRANCA - Crueldade como forma de arte

Após assistir ao filme “Funny Games” no final do anos 90, acho que fiquei uns 10 minutos “congelado” na frente da TV refletindo sobre “que porra o diretor queria dizer com aquilo”. O pior é que comprei o filme pelo “pay per view” num quarto de Hotel na Alemanha e nem dava pra voltar para algum ponto específico do filme para tentar entende-lo melhor. (Tem a versão americana, mas não tem o mesmo impacto).

A primeira coisa que fiz foi descobrir quem era o diretor, me deparei com Michael Haneke. Criado na Austria, nasceu em Munique em 1942. Aqui no Brasil seu sucesso mais comercial é “A Pianista” (2001).

Em 2005 lança “Caché”, com Juliette Binoche no elenco, filme sobre suspense psicológico onde o espectador se torna cumplíce direto do tormento de uma família que está sendo ameaçada por um invasor misterioso.

Para minha grata surpresa, está em cartaz no HSBC Belas Artes 2 o novo filme de Haneke chamado “A Fita Branca (Das Weisse Band)” , ganhador da Palma de Ouro de Melhor Filme na 62a. edição do Festival de Cannes (24 de maio de 2009).

O filme se passa num vilarejo ao norte da Alemanha, ás vesperas da primeira guerra mundial, lugar onde todos se conhecem e tem uma vida aparentement tranquila e regrada, que começa a ser ameaçada por uma série de maldades de autoria anônima que vai crescendo durante o filme.

Concebido em Preto&Branco e tendo o “Professor” narrando os acontecimentos , alguns críticos entendem que esse filme é uma interpretação do diretor sobre a origem do nazismo.

Como todo filme de Michael Haneke, não espere uma história fácil. Eu particularmente acredito que o foco não será “quem” faz as maldades, mas sim “quais” são os fatores que simplesmente as inibem dentro de uma ambiente social comum.

Outros filmes de Haneke : O Sétimo Continente (Der Siebente Kontinent 1988), O Vídeo de Benny (Benny’s Video, 1992), 71 Fragmente einer Chronologie des Zufalls (1994), Código Desconhecido (Code Inconnu: Récit Incomplete de Divers Voyages, 2000), Le Temps du Loup (2003).

Deixo abaixo os trailers de "Violencia Gratuíta"(1997) e "A Fita Branca" (2009).


Anselmo






2 comentários:

  1. Anselmo
    Nao vi nenhum dos filmes que propoes, embora tenha lido algumas obras de P. Handeke.
    O primeiro filme parece ser cruel, como alias e´ a vida. O segundo trailer que colocastepromete um filme de grande agudeza emocional e parece ter todos os predicados para ser um excelente filme (aliado a Palma que recebeu).
    Obrigada pela excelente proposta cinematografica.

    Abraços com sabor a atlantico este,

    Sos.Leitores.Murca

    ResponderExcluir
  2. Olá Murça...apesar da violencia, acredito que tu vai gostar muito da trilha sonora!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...