minervapop

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AS MELHORES ENTREVISTAS DA ROLLING STONE


Todo mundo já deve ter ouvido falar da famosa revista que se auto intitula como a principal revista de entretenimento do mundo. Na minha opinião há outras bem melhores, mas não tem como negar que a Rolling Stone possui uma grande relevância e prestígio no mundo pop.
A franquia norte-americana está espalhada por uma série de países, incluindo o nosso e se não me engano a Rolling Stone Brasil está sendo publicada por aqui faz uns dois anos. Edição muito boa, diga-se de passagem.

Tudo isso em tempos onde cada vez mais a internet ocupa o espaço da mídia impressa e o ato de comprar uma revista começa a parecer algo estranho (eu particularmente ainda mantenho o hábito).

Pois bem, esta semana terminei de ler o livro chamado "As melhores entrevistas da revista Rollng Stone" lançado lá fora em 2007 e editado no Brasil em 2008 pela Larousse.

Trata-se de uma compilação feita pelos jornalistas Jann S. Wenner (fundador e editor da revista) e Joe Levy (atual editor executivo da mesma) que escolheram 40 entrevistas realizadas desde 1967 e consideradas pelos autores como sendo as melhores feitas pela publicação.

Eu sou fã de entrevistas. Acho que quando bem conduzida uma entrevista vale muito mais do que uma longa matéria sobre qualquer personalidade. O problema é que geralmente o entrevistador ou tem informações superficiais sobre o entrevistado ou pega leve demais nas questões para evitar se indispor com o artista.

Definitivamente este não é o caso das entrevistas constantes no livro, que fluem num clima de descontração sem partir para a tietagem ou publicidade gratuita. Isso torna o livro muito interessante e sem dúvida agrega conhecimento a quem se interessa em saber mais sobre cultura pop em geral. A própria natureza do assunto faz com que o livro seja uma leitura fácil e leve, que pode ser sorvido em qualquer hora do dia e em qualquer lugar sem necessitar de muita concentração.

Algumas das mais bacanas: Jim Morrison em 1969, John Lennon em 1971, Johnny Cash em 1973, Neil Young em 1975, Brian Wilson em 1976, Francis Coppola em 1979, Jack Nicholson em 1984, Clint Eastwood em 1985, Spike Lee em 1991, Axl Rose em 1992, David Letterman em 1993, David Geffen em 1993, Kurt Cobain em 1994 (pouco tempo antes de morrer), Courtney Love em 1994 (pouco tempo depois da morte do Kurt) e Bono em 2005.

É isso. Fica a dica. Para ilustar o post escolhi o Kurt Cobain no acústico do Nirvana (que ainda não tinha aparecido aqui no Minerva Pop) tocando o cover da música ""Where Did You Sleep Last Night".


Sandro




3 comentários:

  1. Sensacional.....Kurt Cobain foi um tiro na testa do Show businness....

    ResponderExcluir
  2. Muito boa dica!
    Tb adoro entrevistas. Ha tb uma boa versao tupiniquim de livro de entrevistas: a compilação das entrevistas ao Pasquim de nomes do cenario musical brasileiro na decada de 70. Chama-se "O Som do Pasquim". entrevistas historicas tb, vale a leitura. a reediçao atual excluiu as entrevistas de Roberto Carlos (de novo ele impedindo publicações!), de Maria Bethania e Angela Maria. QUem puder/quiser, q busque a ediçao antiga em sebos, com todas elas. Eu estou terminando de ler e, ate agora, aprovei.
    a proposito. Como vc, Sandro, tb sou adepto da compra de ediçoes impressas de revistas!
    abço

    ResponderExcluir
  3. Valeu Daniel, obrigado pela visita.
    Vou procurar saber mais sobre este livro que você indicou.

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...