minervapop

terça-feira, 15 de setembro de 2009

EXTERMÍNIO - TERROR MODERNO DE DANNY BOYLE

No mundo globalizado em que vivemos, onde a informação está cada dia mais acessível e fica a um toque do mouse, percebo que a premiação do Oscar perde cada vez mais relevância para o resto do mundo (fora os EUA). Porém apesar de decadente, não podemos negar que ganhar um Oscar têm sim, o seu glamour e importância, merecendo o meu respeito aos ganhadores.

Quem acompanhou a festa este ano, viu o filme "Quem Quer Ser um Milionário" levar 8 estatuetas, incluindo a de melhor filme e melhor diretor para o inglês Danny Boyle.

Danny Boyle começou sua carreira em 1994 na Inglaterra com um filme muito bom chamado "Cova Rasa" para depois em 1996 estourar com o cult absoluto Trainspotting, baseado na obra de Irvine Welsh. Futuro promissor, o cara foi para os EUA e fez o fraco "Por Uma Vida Menos Ordinária" (1997) e o controverso (fracasso de crítica) "A Praia" (2000). Ficou meio queimado e acabou voltando para a Inglaterra, onde em 2002 dirigiu um filme que apesar do baixo orçamento, é fantástico.

Falo de "Extermínio".

Assisti este filme no cinema na época do lançamento, já levado pela admiração com o trabalho de Boyle e desde então tornei-me um fã. Recomendo-o frequentemente a amigos e de vez em quando pego o DVD que tenho em casa para vê-lo de novo.

Numa primeira olhada, principalmente se você pegar a capa na locadora ou ler a sinopse oficial pode até parecer mais um destes filmes de terror com zumbis matando um monte de gente, onde sempre aparece algum herói dotado de habilidades diferenciadas para confrontar os monstros e fazer com que tudo acabe bem.

Mas não. Aqui não tem herói fortão não. O personagem principal é Jim (vivido pelo raquítico Cillian Murphy), que desperta de um coma 28 dias após (nome original é "28 Days Later") um terrível acontecimento em Londres. Quando ele acorda, percebe que está sozinho no hospital e saindo para a rua vê também que está sozinho na cidade. Londres está deserta! Aliás deve ter sido um puta trampo fazer a filmagem das ruas todas paradas e sem ninguém (estilo a São Paulo detonada de "Ensaio Sobre a Cegueira").

Logo ele se depara com uns zumbis que tentam matá-lo. Sem saber o que está acontecendo, ele é salvo por Selena que após livrar sua pele, explica que a cidade foi evacuada, pois 28 dias atrás um grupo de ativistas libertou macacos infectados com um vírus letal que é transmitido pelo sangue e que foi se espalhando por Londres até a situação ficar fora de controle. Só restaram os infectados e eles (será?).

Jim então precisa aprender a se adaptar a nova situação e torna-se parceiro de Selena (que tem uma visão muito mais individualista). Eles encontram mais dois sobreviventes num abrigo todo especial (não conto quem para não estragar) e em determinado momento recebem um sinal de rádio vindo de Manchester, com a informação de que lá havia uma patrulha do exército que estava controlando a situação e tornado esta cidade um local seguro. A mensagem dizia "Venham para Manchester". Esta transmissão era repetida várias vezes e nunca atualizada.

Então, como saber quando ela havia sido gravada? Com saber se era verdadeira? Será que eram pessoas realmente do exército? E aí, ficar e viver se escondendo dos infectados ou tentar a sorte numa arriscada viagem até Manchester? Eles tomam uma decisão cujos desdobramentos são imprevisíveis, cruéis e chocantes, o que torna o filme ainda mais bacana.

Já contei demais. Fica a dica. Se não viu vai assistir que vale a pena. Se viu, compartilhe conosco sua opinião. Sei que o filme não é uma unanimidade, mas é na minha opinião trata-se de um trabalho brilhante do Danny Boyle pré Oscar.

Depois disso, Boyle filmou "Caiu do Céu" (2004) e "Sunshine" (2007), que eu não opino pois não assisti, até chegar na consagração mundial com o bom "Quem Quer Ser um Milionário". Li recentemente que planeja filmar a parte 3 de "Extermínio" (a parte 2 foi dirigida por Juan Carlos Fresnadilo e é mais fraca). Vamos ver.


Sandro

12 comentários:

  1. Senhores Anselmo e Beecology, confiram a postagem de hoje de noite, creio que possam gostar.

    abraço,

    até mais.

    ResponderExcluir
  2. Exterminío é muito bom mesmo, e o diretor tb soube escolher muito bem a trilha inicial, que ajudou a delinear o cenário po´s apocaliptico do filme co ma música do Godspeed You Black Emperor!, que me parece que relutou um pouco pra ceder os direitos dela pra o filme.

    Sou fã do tema ZUMBI, nem por isso acho todos uma maravilha, aliás, os bons dá para se contar nos dedos das mão, mas se um dia ter oportunidade assista o já clássico Shaun Of Dead este filme é pra lá de excelente, zumbis e humor inglês, com referências a vários clássicos do genêro.

    ResponderExcluir
  3. Sandro, eu sou o Luís, com quem o Renan divide o Blog Literatura e Cinema, no qual você comentou.
    Eu ainda não assisti Extermínio, mas já ouvi críticas tanto boas quanto ruins. Eu tenho um gosto pelas ruas desertas e pelo tom caótico que esses filmes mostram, então, na primeira oportunidade que tiver, vou conferir esse filme.
    Pelo que você escreveu, parece que realmente vale a pena vê-lo! E tão logo que eu e o Renan o virmos, comentaremos lá no nosso Blog.
    Muito obrigado pela visita, Sandro!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Estou correndo pra lá conferir! Valeu Bachianist!!

    ResponderExcluir
  5. Esse filme, tem um "toque" de Blade Runner...na minha opinião....principalmente nas cenas de "vingança" contra os soldados....

    Anselmo

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandro, sou eu de novo. Ví esse filme na locadora e nem dei bola para ele, e já que tu indica, vou conferir. Ei Sandro (ou Anselmo, ou Pancho) caberia aí um comentário sobre "Watchmen, o filme"? Assisti-o hoje e gostaria de saber a opinião de vcs, se é que vcs assistiram, é claro. Abrassssss

    ResponderExcluir
  7. Olá... Acabei de conhecer o blog...

    Pois bem, sobre o filme, Extermínimo (na modernidade) é um dos melhores filmes de zumbi que já vi, sou fã do gênero e esse realmente conseguiu dar um ar novo à algo visto como ultrapassado (mas a continuação é realmente péssima)...

    Não considero o ganhados do Oscar como o melhor da carreira de Boylle (ainda prefiro esse, Sunshine e Trainspotting) mas é um grande filme, mas também não sei se merecia o Oscar...

    Bem, acho que é isso, agora virei mais vezes aqui...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal, obrigado a todos....

    Grimm, já ouvi falar muito bem de Shaun Of Dead , vou assistir urgente!

    Beecology, li o HQ de Watchmen quando saiu nos anos 80...o filme ainda não vi....mas vou conferir!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  9. E aí amigos! Obrigado pela participação, opinião e dicas.

    Sobre o Watchmen, eu vi no cinema. Achei muito bem feito e na medida do possível fiel ao original menos o final). Em suma, aprovei. Pretendo inclusive comprar o DVD para ter em casa.

    O problema é que adaptar uma HQ que é uma obra-prima mantendo o mesmo nível de qualidade é uma missão bem difícil. Alan Moore é foda!

    Sandro

    ResponderExcluir
  10. Sobre o Shaun, no quesito zumbi, o acho melhor que Exterminio, apesar do Shaun ser humor.
    Para quem é fã do gênero terror e cultura pop está cheio de referências e tipo se vc achar pra alugar assistir e não gostar eu lhe reembolso.
    Apesar de ser comédia, até a critica à sociedade "muderna" é bem mais envolvente que muitos outros já fizeram.

    Esqueça o maldito titúlo em português:
    "Todo Mundo Quase Morto"
    e a chamada: Uma satira ao madrugada dos Mortos 2004"

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo Sandro, todas as críticas que vi sobre Watchmen segue a mesma linha de raciocínio,que o filme é bem fiel à HQ, embora o filme, para ficar adaptável à telona, teve que omitir as histórias paralelas e, como vc citou, o final teve que ser mudado. Mas é bem isso o que vc disse, e esse filme é interessantíssimo!
    Vou assistir "O extermínio" daqui a pouco; só me esclareça uma dúvida, o "Extermínio 2" é bom? Abrasssssss

    ResponderExcluir
  12. Grimm, vou atrás do Shaun.

    Beecology, o Exterminio 2 é fraco. Não recomendo como cinema. Pode ser considerado apenas um passatempo. Depois que assistir o 1, deixa sua opinião aqui.

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...