minervapop

terça-feira, 8 de setembro de 2009

SONIC YOUTH NO BRASIL - PONTO PARA O PLANETA TERRA FESTIVAL


Neste final de semana mais uma atração para o festival Planeta Terra foi confirmada. Trata-se da banda norte-americana Sonic Youth. Para mim, uma surpresa, visto que eles já haviam tocado na América do Sul no começo deste ano.

Referência quando se fala de guitarras distorcidas dentro do rock, a veterana banda parece que recuou um pouco na guinada "difícil" que seus últimos discos haviam tomado. Não que eles tenham muitos discos fáceis, pelo contrário, tirando "Goo" e "Dirty" que já ganham o ouvinte logo de cara, todos os outros albuns precisam de mais de uma audição para bater legal. Mas geralmente batem, pelo menos para mim que sou fã confesso e tenho todos os discos (o último foi comentado pelo Anselmo num post especifico aqui).

Tive a oportunidade de assistí-los nas duas vezes que tocaram no Brasil. E foram duas impressões bem distintas.
A primeira vez foi em 2000 no extinto Free Jazz Festival e o show foi simplesmente fantástico. Um set list primoroso proporcionou um senhor espetáculo para quem viu. A segunda vez foi em 2005, nos festival Claro que é Rock, onde eles tocaram depois do Iggy Pop e antes do Nine Inch Nails. Foi um show burocrático, cheio de versões alongadas das músicas, onde a distorção e barulheira imperaram. Se tivessem tocado sozinhos, talvez fãs como eu dessem um desconto e tentassem achar o show legal, mas na circunstância que foi, tocando entre dois super shows não deu para disfarçar a decepção.

Qual Sonic Youth virá agora em 2009? Pelo que tenho visto na internet, parece que a fase atual é de uma pegada forte. Para comprovar, deixei dois vídeos. O primeiro com uma música do último disco chamada "Sacred Trickstar", gravado no show que eles fizeram no Chile em março deste ano. O segundo com a clássica "Teen Age Riot" gravado em uma apresentação deles no programa Later da BBC também em 2009. Fala se não dá vontade de ir ao show!

Mas mesmo com esta notícia, ainda não me decidi por qual balada optar no dia 07 de novembro. O fato é que o Planeta Terra ganha terreno na minha preferência.

Você já leu (aqui, aqui e aqui) no blog, mas só para lembrar, temos até o momento:
Maquinaria Festival: Faith No More + Jane's Addiction + Deftones
Planeta Terra Festival: Sonic Youth + Primal Cream + Ting Tings


Vamos aguardar mais novidades.

Sandro










4 comentários:

  1. Demais....porém eu irei ao FNM e Jane´s.....mais pelo fato de nunca ter visto Jane´s Addiction ao Vivo!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  2. Sandro, Anselmo e Pancho!
    O Blog é surpreendentemente diferente..memorável com diálogos muito dinâmicos..texto bem informativo.
    Estive em Sampa no show Via Funchal do Rick Wakeman..maravilhoso..e conheci uma galera do fã club do Yes..o pessoal é do grupo Yes Song(Nave) lançado pelo selo Paulista Record Runner.
    Abraços a todos e parabens pelo excelente Blog..Saudações.
    JF(SérieEchoes), RJ

    ResponderExcluir
  3. com a riqueza de festivais no brasil, os inteligentes marcam dois grandes no mesmo dia. linda racionalidade competitiva, não?!

    bom, já garanti o maquinária. mas sacanagem ficar sem o primal scream e o sonic youth.

    agradeço a visita ao meu blog. gostei daqui tb.

    ResponderExcluir
  4. Parece que O Terra vai anunciar mais dois nomes hoje. Dependendo do que for.....

    Mais tarde eu confirmo, mas parece que oficializou o Prodigy em outubro!

    Agora marcar as datas para o mesmo dia realmente é estupido. O problema é que no ano passado já rolou a mesma coisa. No dia do Terra tinha mais shows rolando em SP.

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...