minervapop

terça-feira, 29 de setembro de 2009

"Z" - OBRA PRIMA DE COSTA GAVRAS


Depois do “post” do meu parceiro Sandro sobre o filme “El Lobo”, não poderia deixar de comentar sobre um dos filmes políticos mais controverso, dramático, contundente, explícito, e esclarecedor de todos os tempos: “Z” do diretor Costa-Gavras.

O Filme é baseado no romance político de Vassilis Vassilikos intitulado “Z” (1966) , sobre a vida e morte de Gregoris Lambrakis (03 de abril de 1912 – 27 de maio de 1963) , um político socialista grego que foi assassinado por seus opositores com uma pancada na cabeça camuflada por um acidente automobilístico, devido ao seu envolvimento com o Movimento Pacifista Internacional.

O título representa a primeira letra da palavra grega “Zei” (Ele vive!), muito popular em pichações de muros das cidades na Grécia nos anos 60.

“Z” é uma produção franco-argelina de 1969, que recebeu vários prêmios, dentre eles o Oscar de melhor filme estrangeiro de 1970. No filme, logo após o incidente, membros da direita, militares e policiais tentam abafar a tragédia. O promotor encarregado do caso precisa agir como detetive para descobrir os verdadeiros culpados, o desfecho é surpreendente e de extrema inteligencia.

O filme tem alguns momentos que foram marcantes pra mim, como a trajetória do assassino e psicopata Yago. Personagem forte, pedófilo, desprezível, que deixa de cara o espectador com um forte sentimento de revolta incontrolável, mesmo sabendo que se trata de um filme.

Outro momento interessante é nos créditos finais, que devido a retomada do poder por parte dos militares, mostra temas e autores banidos: movimentos pacíficos, greves, sindicatos, cabelos compridos em homens, Beatles, Tolstoi, Socrates, imprensa livre, etc.

Como não gosto de fazer muito “resumo” ou “sinopses” desses assuntos, somente recomendo aos leitores do Blog que procurem, assistam, e tirem sua próprias conclusões. Porém afirmo, é um título obrigatório a ser conferido a todos que gostam e adimiram a arte do cinema.

O diretor é Costa-Gavras (Konstantinos Gavras) nascido em 12 de fevereiro de 1933 na Grécia e naturalizado francês, é reconhecido mundialmente por seus filmes de dramatização política e ficção social - A Confissão (1970), Estado de Sítio (1973) e Amém (2002) são um exemplo de suas obras.

Anselmo


2 comentários:

  1. Boa, Anselmo.
    Concordo. Obrigatório mesmo (ao menos na nossa opinião, rsrsrs).

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Anselmo, esse filme é intrigante, bastante político e realmente marcou uma época. Foi reapresentado no cinema nos anos 80 por um periodo curto (quando eu assisti), tamanho foi o sucesso. O Costa-Gavras esteve esse ano em abril no Festival de cinema de Pernambuco - foi o convidado especial do evento e ficou 3 dias no Brasil - uma amiga minha coordena esse festival e me contou. Abraço! Os assuntos realmente estão de alto nível, hein ?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...