minervapop

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

NABOKOV, SELLERS , STING

Pra encurtar a história, este é mais um “post” sobre evolução de idéias, e como um tema genial e polêmico pode influenciar artistas e resultar em grandes trabalhos.

Pois então vejamos:

O escritor russo Vladimir Vladimirovich Nabokov publicou o controverso romance Lolita em 1955, escrito originalmente em inglês.

Narrado na primeira pessoa, o romance conta a história de Humbert Humbert, que se apaixona por sua enteada de doze anos Dolores Haze, a quem apelida de Lolita. Rejeitado por várias editoras antes de chegar ao grande público, o livro tem drama, perseguição, mistério, trama policial. Mas o grande ponto é a atração obsessiva que o protagonista sente pela menina, e as conseqüências que isso acarreta. O termo Lolita criou uma gíria para meninas menores de idade, que de forma precoce, são sexualmente atraentes.

O cineasta Stanley Kubrick foi responsável pela sublime versão cinematográfica do romance em 1962. Um dos pontos altos do filme é a interpretação de Peter Sellers no papel de Clare Quilty. O talento de Sellers combinado com a inteligência e direção de Kubrick resultaram em um desempenho magnífico do ator, que interpretou no filme outros papeis. Esse "estilo" inspirou futuras gerações de artistas e comediantes.

A banda The Police lança o álbum Zenyatta Mondatta (1980) que tem o sucesso “Don´t Stand So Close to Me”. Essa canção conta a história de um professor que é assediado por uma de suas alunas, o que lhe causa certo nervosismo e incerteza. Pelo menos é isso que entendo com o verso “Just like the old man in that book by Nabokov”, onde Sting faz menção ao livro Lolita. E devo confessar que eu, e mais toda uma geração, nos demos conta dessa obra a partir dessa música.

Abaixo deixo um vídeo sobre cada tema acima. Encontrei um do próprio Nabokov falando para um programa da TV francesa sobre o livro Lolita, as legendas são em espanhol, mas vale a pena.

É isso.






4 comentários:

  1. Aeeee mais um que leu o livro ateh o final!
    Tenho sentimentos dubios em relacao ao livro, ora aceito, ora rejeito, ora penso que amor nao tem idade (nao eh o que falam??), ora o acho um pervertido...
    Creio que Nabokov conseguiu seu objetivo comigo, eh complexo, eh controverso mas eh uma delicia!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro, mas já vi as duas versões para cinema. Os filmes são ambos muito bons e aobra é magnifica mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Lolita é um ícone, se a história fosse mais recente teria sido difícil enxergar de maneira "cult"..Também, com tantos casos cléricos por aí...

    Muito bom seu blog, to te seguindo!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ju, Gema, Dila. Obrigado pela visita.

    Mais um belo post da série "evolução de idéias". Muito bacana, Anselmo.
    Deu até vontade de rever o filme, coisa que eu fiz hoje a tarde.
    Concordo com a Dila, se fosse nos dias de hoje, no reino dos "politicamente corretos", a visão sobre o livro seria bem diferente.

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...