minervapop

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

RADIOHEAD - ATÉ ONDE VAI UM FÃ

Estou para escrever sobre este assunto já faz um tempo, mas foi passando e eu ainda não tinha comentado por aqui. Não sei se vocês ficaram sabendo do curioso caso de um carinha chamado Andrews F.G que finalizou um DVD com o show na íntegra da banda Radiohead em São Paulo no dia 22 de março deste ano.

Quem não ouviu falar pode pensar, e daí, o cara conseguiu entrar e gravar com uma câmera de vídeo e montou mais um DVD pirata para o mercado. Ou então trata-se de algum esperto que descolou a fita do canal de televisão Multishow com a apresentação completa (o canal mostrou só 70 minutos) e pirateou o troço.

Nada disso. Aí é que está a questão. O DVD na verdade é uma colagem de vários vídeos, gravados por diferentes pessoas usando aparelhos celulares e disponibilizados no youtube ou enviados por e-mail para o idealizador. Como o próprio disse: "DVD feito de fãs para fãs".

É isso mesmo, o cara editou uma série de vídeos na sua própria casa, utilizando para isso seu computador pessoal e alguns programas. Para dar mais qualidade ao som, ele utilizou em boa parte do DVD o audio da apresentação feita pelo Multishow, tudo em perfeita sincronia com os vídeos. Estão lá, todas as 26 músicas tocadas neste fantástico e histórico show.

Eu não sou do ramo, mas imagino que deva ter dado um trabalho monstruoso. A informação é que ele trabalhou pelo menos 5 horas por noite até finalizar o projeto.

Agora o mais bacana. Você acha que existe algum endereço eletrônico onde você possa comprar este DVD? Não, não existe!

Ele esta disponível para download gratuito para quem quiser tê-lo. Além disso, teve um cara do Canadá que tem uma conta no youtube autorizada a postar vídeos com mais de 10 minutos. Este cara disponibilizou o show todo lá. Duas horas e vinte minutos para quem quiser assistir online. O link é: http://www.youtube.com/watch?v=AytSCYQN4fM .

Agora para baixar o DVD (tem até capinha), o Andrews montou um site com o nome radioheadraindown.blogspot.com . Quem foi ao show deve saber o porque do nome. Para quem não foi, eu explico. No final da música "Paranoid Android", quando Thom Yorke já dava por encerrada a música, a galera começou puxar um incível coro de ‘rain down, rain down, come on rain down, on me’, trecho deste som, que fez com que Thom interrompesse o prosseguimento do show para acompanhar o público num momento emocionante e inesquecível para quem estava lá (eu estava!!!! hehe).

Deixei dois vídeos extraídos do DVD com as músicas "Karma Police" e "Paranoid Android".Vale a pena conferir.

Parabenizo o Andrews pela iniciativa e dedicação que resultou num trabalho diferente e excelente e reproduzo aqui sua explicação do porque de ter feito isso:
"Por amor a música e por consideração a um show que marcou a minha vida antes e depois".

Sandro



5 comentários:

  1. Não gosto muito desta banda, mas adoro a canção "Karma Police", é belissima.

    Em relação ao DVD, deve ter dado mesmo um trabalhão, mas para quem é fã, foi por puro gozo pessoal também, não é?

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha... exatamente ontem eu comecei um processo de edição de video, com o meu professor da faculdade. E cara demora DE MAIS!
    Eu tb já fiz alguns teste, e tipo dar sincro, editar, enfim..não é uma coisa fácil... o cara e empenhou muitoooo!!!
    Está de parabéns \o/
    eu acho bem legal a iniciativa, por que no fim das contas se vc for pensar, o mais legal, é q em algum lugar do show, alguém conseguiu gravar um pedaço... como as pessoas do mundo se completam!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Um trabalho e tanto....dedicação....e talento.

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Lendo no site onde Andrews dedico -se ao trabalho ficou feliz por muitos pessoas fazendo suas criticas i elogios para o trabalho dele..eu pessoalmente sou suspeito de dizer algo mais acompanhei e apoei muito seu trabalho como Paí. parabens Andrews Guedis.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela visita pessoal.

    Voltem sempre!

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...