minervapop

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Zaratustra, Deus Não Pode Estar Morto!

Conforme já comentamos aqui no Blog, existe a evolução ou sintonia de idéias, onde um artista se utiliza da obra de outro, desenvolvendo nela seu toque pessoal, sua assinatura, seu estilo.

No entanto existem casos em que temos simplesmente a combinação de idéias brilhantes, como se fosse uma conspiração da própria natureza no intuito de nos fazer ficar embasbacados por tanta grandiosidade, mas ao mesmo tempo trazendo-as para uma linguagem POP que pode atingir o mais simples dos homens.

Pois então vejamos o que digo.

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 – 1900), influente filósofo alemão do século XIX, que teve uma vida frágil, e morreu jovem aos 36 anos. Uma de suas obras mais controversas é “Assim Falou Zaratustra”, onde o Zaratustra é um líder da humanidade e pensador ideal de Nietzsche, e tem como centro a noção de que os seres humanos são uma forma transicional entre macacos e o que Nietzsche chamou de "além-do-homem"(Übermensch). O nome é um dos muitos trocadilhos no livro e se refere mais claramente à imagem do Sol vindo além do horizonte ao amanhecer como a simples noção de vitória.

Richard Georg Strauss (1864 – 1949) compositor e maestro alemão , considerado um dos maiores nomes da música entre o final da “Era Romântica” e o início da “Idade Moderna”. Foi baseado no poema filosófico de Nietzche que escreveu seu “poema sinfônico” para “Assim Falou Zaratustra” (tenho um palpite que foi daí que John Williams se inspirou pro tema de Superman).

Arthur Charles Clarke (1917-2008) inventor e escritor britânico, autor de obras de divulgação e ficção científica como “The Sentinel” (1968). O livro conta a história de uma estrutura piramidal descoberta na Lua que se revela ser uma espécie de radiotransmissor deixado por uma raça alienígena em tempos remotos, a qual havia percebido a possibilidade de se desenvolver na Terra vida inteligente e civilização. Devido à resistência de seus materiais, os terráqueos são obrigados a destruí-la para poderem analisá-la, o que faz com que ela pare de enviar sinais para seus construtores, revelando para estes a presença de mais uma espécie inteligente no universo: os seres humanos.(fonte wikipedia)

Stanley Kubrick (1928-1999) foi um dos cineastas mais importantes do século XX, que baseado na obra “The Sentinel” dirigiu e desenvolveu ( junto com Arthur C. Clarke) a história e o filme 2001 uma Odisséia no Espaço. Que descrevia a aurora do homem tendo a música de “Assim Falou Zaratustra” como fundo musical.

Incrível como o trabalho e obra de distintas celebridades mundiais , feitas em períodos diferentes, podem em um momento no tempo, convergirem em um resultado inesperado e assombroso, e por que não dizer definitivamente POP.
Caro Zaratustra, por isso afirmo : "Deus não pode estar morto".

Anselmo



5 comentários:

  1. Aêhh Anselmo. Como te disse a pouco por SMS, este post ficou fudido. Parabéns!
    Todos gênios. Aliás, como é que pode a gente já ter mais de 100 posts por aqui e não ter escrito nenhum específico sobre o Kubrick? Precisamos corrigir isso!

    Abraços,

    Sandrp

    ResponderExcluir
  2. Valeu Sandro....mas tô muito Culto pro meu gosto...o próximo vai ser dos STOOGES!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa, muito boa a postagem... Aplicação prática do conceito grego de mimesis (imitação), que hoje chamamos de link, intertexto, referência, e que alguns, mais precipitados, chamam de plágio. Parabéns! Minerva Pop é um blog e tanto!

    ResponderExcluir
  4. Fala Sergio, valeu sua visita de novo! Muito Obrigado!

    A interação dos textos , idéias , conceitos e a aplicação dos mesmos na divulgação de cultura é nosso ponto forte,o que interessa pra nós.

    Porém, como simples mortais, devemos somente aclamar e fazer girar a obra e lições dos grandes mestres.Buscar as informações, pois não temos a pretensão de criá-las, e sim , aprender com elas. Afinal, fazemos isso por paixão!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!!!
    Parabens, espero que não pare de escrever !!
    seu ponto de vista, suas colocações, explendido!!!

    PARABENS !

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...