minervapop

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

HERÓI OU TRAIDOR? - O LOBO, A HISTÓRIA DE UM INFILTRADO NO E.T.A.


Quando decidimos criar este blog, a proposta original era: "Não falar de religião, politica e futebol".

Tarefa difícil, visto que todos aqui são fanáticos por este esporte, além de cultivarem um especial interesse por política. Mas não dava para misturar as coisas, queríamos falar de assuntos mais leves que não envolvessem o tipo de paixão irracional que os temas citados suscitam.

Justamente por eu gostar e me interessar tanto por política, sempre tive uma atenção especial com filmes que a tem como pano de fundo ou mesmo na trama principal. E o post de hoje é sobre este tipo de filme.

Eu vou indicar a todos vocês o filme espanhol chamado "O Lobo". Lançado em 2004 (passou nos cinemas daqui em 2005), o filme dirigido por Miguel Courtois é inspirado na história real de Mikel Lejarza (Eduardo Noriega), um cidadão comum do País Basco que sem querer acaba se envolvendo com o movimento revolucionário ETA e é preso acusado de participação num atentado sem ter culpa alguma. Ele então é cooptado pela polícia espanhola e torna-se um agente secreto infiltrado. Batizado de El Lobo, passa a frequentar importantes esferas do grupo, conhecendo e desenvolvendo relações com a liderança do movimento.

Ao mesmo tempo em que ele ascende dentro da organização e suas informações ficam cada vez mais valiosas, cresce a desconfiança entre seus companheiros de que existe um traidor infiltrado. Já como líder, Lobo passa por dúvidas morais e testemunha o racha dentro do grupo entre a parte que quer transformar o ETA em um partido politico preparado para o fim da ditadura de Franco que parecia próxima e a parte que pretende utilizar a luta armada para a todo custo, conquistar a independência do País Basco.

Quando esta segunda parte leva vantagem nesta disputa interna, Lobo decide cumprir seu papel de espião e detona a organização. Esta atitude traz um abalo significativo na estrutura do ETA, interrompendo o crescimento do grupo e quase o dizimando por completo, com a queda de 25% dos integrantes, dentre eles importantes lideranças. Neste meio tempo, Lobo é abandonado pela autoridades e com a sentença de morte decretada pela organização, passa a ser procurado por todos os simpatizantes da causa, que não o encontraram até hoje, mas ainda o procuram.

O bacana é que o filme mostra um pouco dos dois lados e apesar de tratar o grupo ETA como vilão, não glorifica a polícia espanhola, atrelada ao regime ditatorial e fascista de Franco. É uma ótima fotografia do que se passou por lá nos meados da década de 70.

Eu particularmente reconheço a luta do povo basco pela sua indenpendência e acho louvável a atitude de não submissão a Madrid. Estive alguns anos atrás visitando a região a trabalho e fiquei muito impressionado com a consciência política das pessoas. Todos os jornais que li eram extremamente críticos em relação a capital espanhola. Também observei em muitas cidades, bandeiras do ETA exibidas como um sinal de resistência. Não vou entrar no mérito dos meios utilizados pelo grupo (hoje muito mais um partido do que uma organização terrorista), mas é claro que entre os bascos existe um respeito pelo movimento separatista.

Fora toda esta questão, é um baita filme. O assisti no cinema e posteriormentes comprei o DVD. Para quem já ouviu falar do ETA mas não conhece nada sobre o que se passa na região ou para quem simplesmente quer assistir um ótimo filme, eu recomendo. No final, você decide, Lobo foi um traidor ou um herói?


Sandro


7 comentários:

  1. Boa....ainda não assisti ao filme....seguindo essa linha, vou preparar um post sobre o filme "Z" de Costa-Gravas...baseado na ditadura na Grécia....

    Anselmo

    ResponderExcluir
  2. Acho que em qualquer espaço aberto para discussão entre brasileiros será muito difícil não se abordar o assunto Futebol, Política e Religião.

    Não conheço o filme, mas achei ótimo o comentário, deve até ser (quadradas às devidas proporções) o Cabo Anselmo deles!

    De bate pronto não consigo lembrar de alguns filmes políticos, mas tem muitos bons por aí, o Anselmo (o nosso é claro) mencionou o Costa-Gravas esse aí é brincadeira o Amém e o Batrayed são ótimos, e abordam os assuntos mais casca grossas de um angulo ou quem saber de uma “outra perspectiva”, não muito usual como é o caso do Z. Sem lá posso estar falando bobagens.

    Tem o do Biko (Um grito de liberdade), tem o Denys Arcand (O declínio do império americano / invasões bárbaras) – tem outro que não lembro o nome, que aborda entre dois irmãos (tem um brasileiro com esse título muito bom), palestinos a idéia de ser um “Homem Bomba”........

    O blog continua excelente!
    Provos Brasil

    ResponderExcluir
  3. Salve...vou conferir,parece interessante...comentamos depois...abraços...

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandro,
    Obrigada pela visita, seja sempre bem-vindo!

    Fiquei super curiosa para ver o filme, filmes baseados em fatos reais sempre me interessam, principalmente com assuntos como esse... pouco se fala do ETA como resistência política apesar de que quando foi criado contou não só com o apoio popular mas com apoio internacional por ser anti-regime mas hoje até a Anistia Internacional os taxa como terroristas... Vou procurar.

    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar neste filme antes, mas ele tem uma história interessante. Fiquei interessada em conferir!!!

    ResponderExcluir
  6. Anselmo,
    Boa idéia. "Z" é um grande filme é merece um post sem dúvida.

    Provos
    Obrigado pelo retorno. Estava sumido. Acho que este sobre os homens bomba é o "Paradise Now". Ótimo filme. Para citar outros excelentes, de cara eu me lembro de "Todos os Homens do Presidente", "Malcom X", "Em Nome do Pai", "Osama", "O Último Rei da Escócia" (esse é demais) e um dos meus brasileiros favoritos, "Pra Frente Brasil", o melhor sobre os anos da ditadura.

    Ju,
    Obrigado pela visita. Vou aparecer sempre lá no shipmadeofbooks. Quanto ao ETA, pesa o fato de eles terem pegado mais leve de 2001 para cá e já estão com bastante gente ligada a organização eleita democraticamente.

    Kamila,
    Obrigado pela visita. Pode conferir que eu garanto!

    Sandro

    ResponderExcluir
  7. Bom adorei a ideia do filme ser assim acho que não achamos essas coias no livro de História , também acho que o filme ajuda as pessoas deficientes visuais como eu. vi um filme e adorei. Parabéns .
    Bianca Cruz

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...